Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/10/23 às 18h03 - Atualizado em 31/10/23 às 13h43

Com direito a empate, duas merendeiras do Guará avançam para semifinal do concurso

A seleção aconteceu durante dois dias. Um prato de doce e outro de sal venceram a disputao

Tainá Morais, Ascom/SEEDF 

 

Pavê de frutas ganhou o desempate: além de saboroso, é prático e acessível para ser servido nas escolas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O concurso Sabor de Escola, que visa destacar os talentos culinários das merendeiras e merendeiros de escolas públicas do Distrito Federal, teve uma emocionante etapa que aconteceu durante dois dias na Coordenação Regional de Ensino do Guará. Com direito a empate, dois pratos, sendo um de doce e outro de sal, foram selecionados para representar a região na semifinal.

 

De acordo com o edital do concurso, em caso de empate, o critério de desempate é a escolha do prato mais fácil de ser reproduzido na merenda escolar em grande quantidade. Essa regra levou à vitória de um prato que, além de saboroso, é prático e acessível para ser servido nas escolas: um pavê de frutas.

 

Criada pela merendeira Carla Daiane, do CEF 02 da Estrutural, a sobremesa conquistou os jurados e ganhou sua vaga na semifinal. Carla comentou sobre o seu prato.  “Eu quis criar um prato que fosse saudável, gostoso e simples de fazer, pensando nas crianças que vão experimentar. Fico muito feliz por representar minha escola e a Estrutural nesse concurso“. O pavê de frutas impressionou os jurados pela combinação de sabores e leveza durante a degustação. 

 

Cristina de Carvalho representou a Escola Classe 7 do Guará com um risoto suíno com aligot de mandioca e cebola caramelizada assada | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A outra merendeira talentosa a conquistar um lugar na próxima etapa foi Cristina de Carvalho, que representou a Escola Classe 7 do Guará. Ela preparou o risoto suíno com aligot de mandioca e cebola caramelizada assada. Sua criação foi um prato mais elaborado, mas que se mostrou viável para a merenda escolar. Cristina comentou sobre novos pratos e criações no lanche das crianças.  “Eu quis trazer um sabor mais refinado para o concurso, mostrando que é possível inovar na merenda das escolas. É gratificante poder representar o Guará na próxima etapa e quem sabe chegar na semifinal”, disse confiante. 

 

Na reta final do concurso Sabor de Escola, apenas três Coordenações Regionais de Ensino ainda não selecionaram os dois profissionais que avançarão para a semifinal. As participantes de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia estão ansiosas, pois a expectativa é alta. Com cada etapa que passa, a emoção cresce e a competição fica cada vez mais acirrada. 

 

 

Os participantes estão à beira de descobrir quem será o grande vencedor deste desafio gastronômico. O Sabor de Escola continua a unir paixão, criatividade e amor pela culinária, tornando-se um evento esperado é importante para a valorização das profissionais que preparam as merendas escolares, que são as merendeiras.

 

Sabor de Escola - CRE Guará

Governo do Distrito Federal