As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (4/10)
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Atenção, professor da rede pública! A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) vai selecionar trabalhos e práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas para os estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Podem participar profissionais da educação que comprovem no ato da inscrição as atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Os interessados têm até a próxima quarta-feira (4/10) para enviar os trabalhos.
A seleção dos relatos de experiências e práticas pedagógicas exitosas será dividida em duas categorias distintas:
Categoria I: anos iniciais do Ensino Fundamental
Tema: A alfabetização e os diversos letramentos nos anos iniciais, em prol das aprendizagens mediadas pelo pleno domínio da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.
Categoria II: anos finais do Ensino Fundamental
Tema: As aprendizagens no contexto das vivências dos letramentos, associadas ao protagonismo estudantil, ao desenvolvimento e à trajetória escolar dos estudantes nos anos finais.
A iniciativa faz parte do Fórum do Ensino Fundamental, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com o tema “Da alfabetização às adolescências”. Serão selecionados até 30 relatos de experiências de práticas pedagógicas exitosas para compor a coletânea a ser publicada pela SEEDF. Das 30 práticas escolhidas, 12 (seis de cada categoria) serão designadas para apresentação no Fórum do Ensino Fundamental, em novembro.
Os trabalhos devem ser inéditos, sem prévia publicação do conteúdo em sua totalidade em outro meio editorial. O texto submetido e enviado na inscrição deve conter deve às ações pedagógicas desenvolvidas, registradas e concluídas nos anos iniciais (Categoria I) ou nos anos finais (Categoria II) do ensino fundamental, realizados nos anos de 2022 e 2023. A seleção dos relatos de experiências e práticas pedagógicas serão divididos por temas.
O objetivo da ação é valorizar o comprometimento e a dedicação dos profissionais da educação em prol da construção de aprendizagens cada vez mais articuladas e voltadas à qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos da educação básica. As experiências e práticas pedagógicas devem expressar os desafios vivenciados no ambiente escolar.
O cronograma das etapas e demais informações encontram-se disponibilizadas no Edital.