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17/08/23 às 14h40 - Atualizado em 15/09/23 às 14h58

Educadores da SEEDF participam de debate sobre avaliação do Novo Ensino Médio

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16) no auditório da Câmara Legislativa do DF

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Objetivo do debate é refletir sobre o processo avaliativo em prol das aprendizagens de todos os estudantes do Novo Ensino Médio. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Na tarde desta quarta-feira (16), especialistas, educadores e autoridades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal se reuniram na Câmara Legislativa do DF para participarem do encontro “Diálogos Sobre Avaliação”, com o objetivo de debater e refletir sobre o processo avaliativo em prol das aprendizagens de todos os estudantes do Novo Ensino Médio.

 

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que esteve presente na abertura do evento, a implementação do Novo Ensino Médio no DF foi um desafio, uma vez que ocorreu em meio à pandemia. A gestora destacou, ainda, a importância do evento como espaço de socialização de experiências e aprendizado mútuo.

 

A avaliação é um processo fundamental para entendermos o progresso dos estudantes e a atuação dos professores. Esses diálogos nos permitem repensar abordagens, buscando sempre aprimorar nosso sistema educacional e as melhorias que precisam ser feitas, que não são poucas“, afirmou a secretária.

 

Uma das principais questões tratadas foi a relevância da avaliação na organização do trabalho pedagógico. Professores presentes no evento expressaram preocupações quanto à pressão excessiva por resultados e, também, quanto à estrutura para a realização do trabalho, ressaltando a importância de uma abordagem equilibrada que não comprometa os processos de ensino e aprendizagem.

 

De acordo com a diretora de Ensino Médio da SEEDF, Hélia Giannetti, o evento dá início a uma série de ações em torno da temática avaliação, bem como acerca das percepções de toda a comunidade escolar sobre a implementação do Novo Ensino Médio, a fim de que se possa identificar fragilidades e potencialidades.

 

É crucial entender que a avaliação não deve ser vista apenas como um indicador de desempenho, mas sim como processo que que permite  identificar pontos fortes e áreas que precisam de aprimoramento, tanto para os estudantes quanto para os educadores“, enfatizou.

 

Hélvia Paranaguá: avaliação é um processo fundamental para entendermos o progresso dos estudantes. | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

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