Colegiado irá avaliar implementação das políticas públicas de educação do DF
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação deu posse, na manhã desta sexta-feira (14), à nova composição do Fórum Distrital de Educação (FDE). Formado por representantes da sociedade civil organizada, órgãos públicos e movimentos sociais, o colegiado irá acompanhar e avaliar a implementação das políticas públicas na área de educação do DF. O evento contou com a presença de subsecretários da pasta, novos membros e do secretário substituto de Educação do DF, Isaias Aparecido.
“Com grande satisfação, a Secretaria dá posse, nesta manhã, aos representantes indicados pela pasta e pela sociedade civil no FDE. Esse Colegiado é de importância ímpar no acompanhamento e na avaliação das políticas públicas de educação do DF, em especial na elaboração do documento base do Plano Distrital de Educação (PDE), na discussão e na apresentação da proposta do novo PDE, que percorrerá os anos de 2025 a 2034”, avaliou Isaías.
Entre as atribuições do FDE estão: convocar, planejar e coordenar a realização das Conferências Distritais de Educação (CDE), em consonância com a Conferência Nacional de Educação (Conae), divulgar as suas deliberações e ainda acompanhar e avaliar a implementação do Plano Distrital de Educação.
Estruturado como política de Estado, o Plano Distrital de Educação irá propor diretrizes e estratégias que se desdobrarão em programas, projetos e ações de curto, médio e longo prazo, destinadas a evitar possíveis improvisações e descontinuidades decorrentes de mudanças governamentais.
O documento é ainda referência no planejamento das ações da SEEDF e sua principal finalidade consiste em contribuir para a construção das políticas educacionais, além de estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas pelo DF. O FDE segue em comprimento a Lei de Gestão Democrática nº 4.751/2012. “Nessa união de esforços, estaremos juntos para apresentar a melhor proposta para a educação do Distrito Federal do próximo decênio”, completa Isaías.