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27/06/23 às 16h51 - Atualizado em 27/06/23 às 17h35

Educação sustentável muda a rotina de alunos de escola da Asa Norte

Alunos do CEF 306 vivenciaram iniciativa para o tratamento de resíduos sólidos em restaurante

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Estudantes conheceram lixeiras para a destinação dos resíduos. Orgânicos viram biofertilizantes para a horta; caixas, copos e todo o material reciclável são destinados para cooperativas de reciclagem. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Uma saída de campo diferente movimentou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte, na manhã desta terça-feira (27). Os alunos do 6º e 7º ano caminharam até o um restaurante da quadra, a menos de 500 m da escola, para conhecer uma iniciativa de práticas sustentáveis no tratamento de resíduos sólidos do estabelecimento.

 

A visita ao projeto, chamado “Méqui Sustentabilidade”, foi guiada por professores e membros da Arapoti, uma organização sem fins lucrativos localizada no Guará, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. A parceria entre o restaurante e a organização vem implementando a ideia da prática educativa ambiental e sustentável para escolas públicas vizinhas ao restaurante na Asa Norte.

 

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o processo de transformação dos restos de alimentos em adubo (compostagem com minhocas) que se tornarão biofertilizantes na horta do local. Aprenderam ainda sobre a separação dos resíduos em recicláveis, orgânicos e não recicláveis da coleta seletiva e conheceram a colheita das hortaliças da horta, construída na estrutura externa do restaurante. No final do passeio, a turma ganhou um lanche especial com direito a hambúrguer, batata e bebida.

 

Gostei muito dessa ideia de produzir o que a gente come e aprendi que a sustentabilidade é muito importante para a nossa saúde”, contou o estudante Daniel Lima Silva, de 11 anos. Para o morador do Condomínio Entrelagos, no Itapoã, a iniciativa vai servir de exemplo para ser aplicado em casa junto à família. “Lá em casa tem plantação de maçã, mexerica, jabuticaba. Ganhei também alface da horta e acho que seria legal plantar em casa também”, disse Daniel.

 

A visita escolar tem o intuito de aprimorar iniciativas sustentáveis já implementadas na escola. “Nós fizemos uma pequena composteira com anilhas de cimento e temos também uma aquaponia, que é um reservatório utilizado para produção de peixes e plantas, onde a planta limpa a água para o peixe e ele produz adubo para a planta, tudo isso feito por meio de um sistema de recirculação”, explicou o professor de projetos Guilherme Moreira. “A ideia é pegar esse projeto amplo que vivenciamos hoje e aprimorá-lo ao que já vem sendo feito com os alunos”, finalizou.

 

Na casa de Daniel Lima Silva, de 11 anos, tem plantação de maçã, mexerica e jabuticaba. Segundo ele, a iniciativa vai servir de exemplo para ser aplicado em casa junto à família. | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

No Méqui Sustentabilidade, todo o material descartado pelo restaurante tem uma destinação específica. Os orgânicos viram biofertilizantes para a horta. As caixas, copos e todo o material reciclável são destinados para as cooperativas de reciclagem. Até os materiais publicitários, como banners e propagandas em lona, são enviadas às cooperativas e transformadas em eco bags. Os alunos foram presenteados com as bolsas.

 

O objetivo do instituto é levar a iniciativa para as escolas públicas, em especial, as unidades vizinhas ao restaurante. Trazer os alunos para conhecer a iniciativa de perto e como ela é implementada é algo gratificante para a gente”, conta o biólogo e professor do instituto Arapoti, Yago Floresta. “Temos quatro áreas de plantio, divididos em zonas 1, 2, 3 e 4, onde são plantadas hortaliças e ervas medicinais, além de lavanda, sálvia, manjericão ervas aromáticas e utilizadas para chás, rúcula, manjericão, agrião e diferentes tipos de alface: roxo, crespa, americana. A ideia é focar em fazer com que os alunos possam plantar e colher o seu próprio alimento”, finaliza.

 

A diretora do CEF 306, Ana Paula Salim, conta como a ideia de sustentabilidade é aplicada no cotidiano da escola. “A escola vem ao longo dos anos buscando incentivar a prática de sustentabilidade na vida dos alunos e professores. Temos projetos e atividades relacionados que ainda estão em fase teste, como é o caso da composteira e da aquaponia, mas temos hábitos antigos também, uma vez que, evitamos ao máximo o uso de copos descartáveis, fizemos recentemente o plantio de girassóis na escola no início do ano, plantamos Ipês no final de 2022. São várias iniciativas voltadas à temática”, explicou.

 

Projeto Méqui Sustentabilidade

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