Estudantes da Escola Classe Santa Helena colocaram em prática conteúdo aprendido em sala de aula
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
Uma manhã de aula diferente em meio ao cerrado. Assim foi a participação de cerca de 140 alunos da Escola Classe (EC) Santa Helena, da zona rural de Sobradinho, no projeto Leitura no Parque na última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade reuniu crianças entre 6 e 12 anos.
O projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília e tem como objetivo promover a leitura e o contato com a literatura em um ambiente natural. O objetivo é incentivar a leitura, despertar o interesse pela natureza e fortalecer a relação das pessoas com o parque.
A preparação para participar do projeto começa na escola. Por cerca de dois meses, as crianças aprendem assuntos relacionados ao meio ambiente, em especial, sobre o Parque Nacional de Brasília, sua fauna, flora e importância ambiental. Em um primeiro momento, os alunos apresentaram peças, jograis e músicas com a temática ambiental.
Houve ainda a apresentação do voluntário Junai Jacarézinho, um personagem do projeto que contou histórias com musicalização, mostrando aos alunos instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis.
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A supervisora pedagógica da escola, Fernanda Demonte Moreira, contou que levar as crianças para uma aula fora da escola é uma experiência única na vida dos estudantes e ressaltou a importância de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.
“É um trabalho fantástico, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. E estar aqui hoje, é estreitar o laço com a teoria estudada na escola. Quando voltamos dessa aula no parque, as crianças fazem uma produção coletiva em sala de aula, registrando em desenhos ou em redação o que mais gostaram e compartilhando como foi a experiência”, disse.
O momento mais aguardado pelas crianças era o passeio na trilha ecológica e o banho nas piscinas naturais do Parque Nacional de Brasília, também chamado de Água Mineral.
Ayla Sofia Ferreira Nascimento, 10 anos, aluna do 5º ano, disse que gostaria de encontrar na trilha os animais que ela mais gostava. “Eu gostaria de encontrar na trilha uma anta, capivara e o lobo-guará, porque são os animais do cerrado que eu mais gosto,” destacou.
Já Marcus Vinícius Sousa Cândido, também de 10 anos, contou o que aprendeu com a aula no parque: “Eu aprendi que tem que cuidar do meio ambiente, tem que cuidar dos animais, não pode nem matar e nem pegar eles para vender, porque isso é crime”, ensinou.
Além do aprendizado, Marcus revelou que torcia para encontrar uma cobra na trilha. “Se eu encontrar uma cobra, eu vou ficar quietinho, olhando ela, porque eu não sei se é um animal que ataca ou não.”
Apesar de não terem visto nenhuma cobra na trilha e ou um animal selvagem, o passeio compensou com a vista de belos pássaros e um banho na piscina natural. Depois, foi servido o almoço ao ar livre, fechando uma aula muito especial na vida dessas crianças.
O Programa de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília é uma iniciativa voltada para a conscientização e sensibilização da população sobre a importância da preservação ambiental, especialmente relacionada ao parque. O Parque Nacional de Brasília abriga uma área de aproximadamente 42 mil hectares de cerrado preservado, representando um importante patrimônio natural.
Uma das principais atividades do programa são as trilhas interpretativas, que permitem aos participantes conhecerem mais sobre a fauna, flora e os aspectos geológicos do parque. Essas trilhas são acompanhadas por guias capacitados, que fornecem informações sobre a biodiversidade e os processos naturais do cerrado.