Efetivação deve ser feita na escola em que o aluno foi contemplado
Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Termina nesta terça-feira (10) o período para efetivação das matrículas para a rede pública de ensino do Distrito Federal em 2023. Estudantes ou responsáveis devem comparecer presencialmente à escola onde o aluno foi contemplado para garantir a vaga, portando a documentação necessária – modelos originais e cópias. O prazo também é válido para inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Confira aqui o resultado de inscritos no ensino regular e também a listagem de contemplados da EJA.
Veja, abaixo, os documentos necessários para efetivação da matrícula:
▹ CPF do estudante
▹ Registro Geral/Carteira de identidade ou CNH do responsável legal
▹ CPF do responsável legal
▹ Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar
▹ Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição
▹ Duas fotografias 3×4
▹ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009
▹ Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019
▹ Número de Inscrição Social (NIS) do estudante
▹ NIS do responsável legal pela matrícula
Vagas remanescentes
“Todos os 29.881 novos alunos inscritos na educação regular têm vaga garantida na rede pública de ensino do DF”, assegura a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que reforça a importância de os pais ou os responsáveis comparecerem à unidade escolar na qual o estudante foi contemplado para efetivar a matrícula.
“Isso é muito importante para que o aluno não perca a vaga naquela determinada escola”, explica a gestora. Quem não confirmar a matrícula, lembra ela, perde a vaga na escola indicada e só terá nova oportunidade quando foram abertas as vagas remanescentes – aquelas que sobrarem depois do período regular da matrícula.
Remanejamento
Já o aluno que pediu o remanejamento escolar precisa verificar na unidade de ensino em que estudou em 2022 se foi contemplado com a vaga em outra escola e também precisa comparecer presencialmente à nova unidade escolar para fazer a matrícula até terça-feira (10) de janeiro, com toda a documentação exigida.
O mesmo procedimento deve ser seguido por estudantes que passam de uma etapa para outra da educação básica e precisam mudar de escola. Nesse caso, o aluno deve verificar, na unidade de ensino em que estudou no ano passado, qual a nova escola para a qual foi selecionado, efetivando a matrícula também até o dia 10 deste mês.
EJA
A efetivação da matrícula dos estudantes contemplados com uma vaga da EJA também ocorre de forma presencial na unidade em que o aluno foi contemplado até esta terça (10). Os inscritos devem apresentar os modelos originais e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência e/ou do local de trabalho, Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar, além de duas fotos 3×4.
Caso o estudante tenha menos de 18 anos, o responsável deverá apresentar seu RG e o CPF.
Nessa modalidade de ensino, quem perdeu o prazo do período de inscrição e de efetivação da matrícula poderá se matricular diretamente em qualquer escola que ofereça a EJA a partir do dia 15 de janeiro.