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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/11/22 às 18h10 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Estudantes da rede pública participam de turismo cívico

Mais de mil alunos de seis escolas são contemplados por projeto do GDF e do Iphan

Da Agência Brasília

 

Descobrir a rica história de Brasília pulsante é o intuito do projeto Feira do Livro de Brasília – Viva BSB, que oferece aos estudantes da rede pública uma oportunidade única de conhecer os atrativos turísticos, culturais e arquitetônicos da capital.

 

A iniciativa contempla aproximadamente 1.100 alunos dos ensinos fundamental I e II de escolas das redes públicas de ensino do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). A ação conta com a parceria das secretarias de Turismo (Setur) e Educação (SEE), além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

A SQS 308, considerada quadra modelo, é um dos locais visitados pelos alunos | Foto: Divulgação/Renan Almeida

 

A principal motivação é ampliar de forma gratuita o acesso ao patrimônio arquitetônico, histórico e paisagístico de Brasília”, afirma o idealizador do projeto, Thelmo Ribeiro. “A primeira edição do projeto Viva BSB objetiva impulsionar a presença do turismo no ambiente escolar, evidenciando as potencialidades do turismo cívico e da educação para o turismo na capital federal.”

 

Passeio instrutivo

 

Atualmente, quem participa do tour cívico são os alunos do Centro de Ensino Fundamental 301 do Recanto das Emas. Na prática, os cerca de 180 alunos da quarta e quinta séries da instituição vão circular por lugares emblemáticos da capital, como a Torre de TV, o Museu da República, a Biblioteca Nacional, a Catedral Metropolitana, a Superquadra 308 Sul e o Panteão da Pátria. O projeto oferece às escolas o transporte, o kit lanche e a programação cultural e turística.

 

O ponto final desse passeio marcado por conhecimento e descoberta será o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. O diretor do CEF 301 do Recanto das Emas prevê uma experiência positiva para a garotada. “Infelizmente, muitos não conhecem esses locais importantes para a história de Brasília”, comenta. “Eu mesmo vou a essa quadra modelo [SQS 308] pela primeira vez”.

 

Pertencimento

 

Publicado pelo Iphan, o livro Gabriel em Brasília: a cidade com asas servirá de matriz didática para contadores de histórias e guias turísticos especializados. Segundo os organizadores, as atividades turístico-pedagógicas oferecidas pelo projeto foram concebidas para fortalecer os vínculos de pertencimento com os monumentos tombados da capital federal, ultrapassando os limites territoriais das escolas e convertendo a Esplanada dos Ministérios em sala de aula a céu aberto. Para tanto, as parcerias foram vitais.

 

O engajamento da Secretaria de Educação, da Setur e do Iphan se dá no contexto do fortalecimento da educação para o turismo e da construção de uma visão de futuro mais cidadã e mais inclusiva para a capital federal”, explica um dos organizadores do projeto, Jorge Luiz, administrador do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB). “A parceria se justifica por contribuir com a potencialização da performance do turismo cívico pedagógico no Distrito Federal.”

 

As próximas escolas a participarem do Viva BSB são o Colégio Estadual Professor Benedito Vieira de Sá, do Novo Gama, em 1º de dezembro; e o Colégio Estadual Marajó de Valparaíso de Goiás, em 2 de dezembro.

 

A Setur vem trabalhando, cada vez mais, para apoiar e fomentar eventos culturais que atraiam o público para os equipamentos turísticos da cidade”, afirma o secretário de Turismo, William Almeida. “Essa feira traz para Brasília a oportunidade de o público ter acesso ao conteúdo de escritores e editoras renomados, palestras, discussões temáticas, apresentações culturais e ações educativas. Ressalto, ainda, o espaço dos nossos artesãos e manualistas, que também estão expondo seus produtos. Tudo isso alinhado com um dos maiores propósitos deste governo, que é a geração de emprego e renda.”

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