Ao todo, 302 atletas foram inscritos na competição que garantiu vagas na etapa nacional do torneio
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Mais de 300 estudantes com algum tipo de deficiência participaram da etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, que acontecem em Brasília, no início de agosto. Na ocasião, atletas de dez unidades da federação, das Regiões Norte e Centro-Oeste, buscaram se classificar para a etapa nacional das Paralimpíadas, que acontece em São Paulo, de 21 a 26 de novembro.
O início da etapa regional foi marcado pela cerimônia de abertura, realizada no Ginásio do Exército. A iniciativa das Secretarias de Educação, do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) contou com a presença de autoridades como a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, entre outras.
Para a secretária de Educação, é gratificante ver alunos da rede pública de ensino representando o Distrito Federal nas competições. “A inclusão faz parte de nosso cotidiano. É uma alegria poder ajudar e contribuir para que esses jogos aconteçam. Vocês, nossos alunos e de outros estados merecem esse apoio e todos nós temos a certeza que algumas vidas serão transformadas através dessa iniciativa”, destacou.
As provas de atletismo e bocha aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação foram realizadas na Associação dos Servidores da Polícia Federal Distrito Federal (DIREF). A expectativa é que a competição tenha, ao todo, três mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.