Violência no contexto escolar vai ser o tema da 30ª edição da revista, prevista para o mês de agosto
Reportagem: Jacqueline Pontevedra
Revisão de texto: Alzira Neves
A 30ª edição da Revista Com Censo abordará o tema Violência no Contexto Escolar. A ideia é trazer para o debate estratégias e projetos relativos à temática. A equipe do periódico convida pesquisadores a submeterem trabalhos que abordem o assunto para integrar a publicação prevista para o mês de agosto.
Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 6 de junho. As diretrizes e as regras estão disponíveis no link Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail: rcc@se.df.gov.br.
“As edições da Revista Com Censo têm um papel pedagógico bastante importante. Primeiro, elas dão visibilidade e divulgam trabalhos que são realizados pelos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em segundo lugar, o material publicado serve de apoio pedagógico e didático para as formações que realizamos na EAPE. Ter um dossiê sobre o tema violência escolar confere importância à nova edição devido à atualidade do assunto”, ressaltou o professor e coordenador de pesquisa e publicações da EAPE, Danilo Maia.
Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Poderão ser de três gêneros: artigo científico, relato de experiência ou resenha. A previsão é que seja publicado um dossiê com 25 trabalhos sobre o tema Violência no Contexto Escolar. Os pesquisadores interessados podem produzir trabalhos a partir dos seguintes subtemas:
Efeitos da violência na saúde física e mental dos estudantes.
A violência doméstica e seus impactos no desempenho dos estudantes.
Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao bullying no ambiente escolar.
Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência contra meninas e mulheres no ambiente escolar.
Políticas públicas e projetos voltados para o combate à homofobia no ambiente escolar.
Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência sexual no ambiente escolar.
Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao racismo e a outras formas de discriminação contra populações historicamente marginalizadas no ambiente escolar.
Violência simbólica, abuso verbal e abuso de autoridade em contextos educacionais.
Estatísticas e evidências empíricas sobre o fenômeno da violência no contexto escolar.
Metodologias de pesquisa para o estudo da violência no contexto escolar.