Hélvia Paranaguá, titular da pasta no DF, defendeu a recuperação das aprendizagens como prioridade
Malcia Afonso, Ascom/SEEDF
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) esteve reunido nesta quarta-feira, 8, em Brasília. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou do encontro, no qual o colegiado elegeu financiamento, evasão e recuperação das aprendizagens como os principais desafios para 2022, além da implementação do Novo Ensino Médio.
“O Distrito Federal é a única unidade da federação responsável pela educação da creche ao ensino superior. Mas os problemas que existem são comuns a todas as secretarias. E é preciso que estejamos unidos em prol do objetivo de resgatar as aprendizagens dos nossos estudantes“, defendeu Hélvia Paranaguá ao falar sobre as perdas educacionais geradas a partir da pandemia e o cenário para o próximo ano.
Agenda da Aprendizagem
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A agenda é uma iniciativa conjunta do Consed, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
No final da manhã, foi feita uma apresentação do superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, também sobre o cenário para a Educação em 2022. Entre os pontos de atenção elencados por ele, estavam os que o Consed apontou como prioritários – a recuperação das aprendizagens, a evasão escolar, o financiamento da educação e o Novo Ensino Médio.
Novo Enem
“Discutimos hoje assuntos relevantes para a educação brasileira e o principal deles foi o debate sobre o Novo Enem. Há várias propostas sobre a mesa, há um parecer aprovado recentemente pela comissão responsável no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE). O Consed é um ator muito relevante nesse processo e sua opinião deve contar muito nesse momento de definição de como será o Novo Enem”, avaliou o presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo, Vítor de Ângelo.
Ele observou que a reunião fechou o ciclo de 2021, um ano difícil até para a realização de encontros presenciais dos secretários. “Mesmo assim, o Consed conseguiu desempenhar seu papel com protagonismo, apresentando soluções para os desafios da educação nesse ano de pandemia e conseguiu também planejar o foco para 2022”, completou.
Na reunião, houve uma discussão com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A diretora substituta da secretaria, Joelma Kremer, apresentou a proposta da Setec para o Novo Enem, considerando o itinerário da Educação Profissional e Técnica.
No período da tarde, o debate sobre o Novo Enem prosseguiu com a participação remota da presidente do CNE, Maria Helena Guimarães, e do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. O Exame Nacional do Ensino Médio terá alterações, a partir de 2024, por força da implementação do Novo Ensino Médio.