O que mudou
⇵ Escolas-piloto ▼
Implantação plena da proposta em 2020 | ||||
CRE | Escola | Contato | ||
Gama | CEMI-Gama | 39018250 cemigamasecretaria@gmail.com |
||
Guará | CED 03 | 39013701 ced03dregua@se.df.gov.br |
||
Recanto das Emas | CEM 804 | 39018230 cem804drerec@gmail.com |
||
Sobradinho | CED 04 | 39017963 ced04sobradinho@yahoo.com.br |
||
Taguatinga | CEM 03 | 39016777 cem03.dretag@se.df.gov.br |
||
Implantação da proposta na parte diversificada em 2020 | ||||
CRE | Escola | Contato | ||
Ceilândia | CEM 12 | 39016905 cem12@creceilandia.com |
||
Gama | CEM 03 | 39018074 cem03secretaria@gmail.com |
||
Samambaia | CED 123 | 39017757 ced123desamambaiasul@gmail.com |
||
Samambaia | CEM 304 | 39017718 cem304desamambaia@gmail.com |
||
Santa Maria | CEM 404 | 39016618 secretariacem404@gmail.com |
||
São Sebastião | CED São Francisco | 39018030 centroeducacionalsaofrancisco@gmail.com |
||
Sobradinho | CEM 01 | 39013778 cem01.ginasio@yahoo.com.br |
||
Principais mudanças:
Regime anual com organização semestral | ➔ |
O Novo Ensino Médio continua anual em 1ª série, 2ª série e 3ª série que são organizadas em semestres. |
Carga horária será por módulo-hora aula | ➔ | A carga horária será contabilizada em módulo-hora aula que corresponde a 50 minutos.
Atenção!!! Cada hora-aula equivale a 50 minutos de aula por semana. |
Avaliação por objetivos de aprendizagens | ➔ | Possibilita um acompanhamento mais próximo do rendimento escolar de cada estudante, permitindo a identificação de eventuais fragilidades e o planejamento de ações personalizadas para ajudar nas aprendizagens, considerando o perfil e as necessidades de cada um. |
Organização curricular em duas partes | ➔ | • Formação Geral Básica
• Itinerários Formativos |
Plano de Implementação do Novo Ensino Médio/DF
➔ Processo seletivo interno, para selecionar professores de educação básica para compor grupo de (re)elaboração do catálogo de unidades curriculares eletivas e elaboração do Catálogo de Trilhas de Aprendizagem do Novo Ensino Médio no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Edital nº 45/2022 | Edital nº 47/2022 – Retificação
2019
↳ Formação dos professores das unidades escolares-piloto 2019
↳ Apresentação do Novo Ensino Médio para as Unidades Escolares com a finalidade de subsidiar a decisão em se tornar uma Piloto no Novo Ensino Médio.
2020
↳ Implementação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio em 5 unidades escolares piloto.
↳ Flexibilização na parte diversificada – PD para oferta de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas em 7 (sete) unidades escolares–piloto;
2021
↳ Implementação nas unidades escolares abaixo:
↳ CED 03 do Guará
↳ CED 04 de Sobradinho
↳ CEMI do Gama
↳ CEM 03 de Taguatinga
↳ CEM 804 do Recanto das Emas
↳ CED 123 de Samambaia
↳ CEM 01 de Sobradinho
↳ CEM 03 do Gama
↳ CEM 12 de Ceilândia
↳ CEM 304 de Samambaia
↳ CEM 404 de Santa Maria
↳ CED São Francisco
↳ Formação em larga escala dos professores e dos demais profissionais de educação das unidades escolares de Ensino Médio com objetivo de implementar a partir de 2022 o Novo Ensino Médio em toda rede da SEEDF.
2022
↳ Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2020;
↳ Currículo e o Novo Ensino Médio será implementado em 92 UEs da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com oferta de Ensino Médio.
2023
↳ Último ano de implementação das escolas-piloto iniciadas em 2021
↳ Está previsto para o ano de 2023 o início da implementação do Currículo do Novo Ensino Médio no turno noturno em 50% das Unidades Escolares de forma gradual.
2024
↳ Último ano de implementação das unidades escolares iniciadas em 2022
2025– Finalização
↳ Será realizada a avaliação institucional da Implementação do Novo Ensino Médio, conforme Portaria nº 21/2020, publicada no DODF nº 10, de 4/2/2020, páginas 2 e 3 – Edição Extra.
⇅ HISTÓRICO ELETIVAS |2022 ▼
⇅ Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ▼
200 anos da Independência do Brasil
A sociedade e sua complexidade
A Sociologia no PAS-UNB – leitura analítica de obras da 2ª etapa
A Sociologia no PAS-UNB – leitura analítica de obras da 3ª etapa
As Constituições do Brasil – transformações e permanências
As histórias de Brasília no cinema
As origens e a evolução do Movimento Sindical no Brasil
Aspectos filosóficos e históricos do Método Científico
Atualidades e Geopolítica para Vestibulares, ENEM e Concursos Públicos
Atualidades e os problemas sociais no Brasil
Atualidades para vestibulares e concursos
Atualidades voltada para vestibulares e concursos
Brasil – encantos e desencantos
Brasília – origem e as questões sociais
Bsb, apropriar e pertencer além da “QUEBRADA”
Caminhos para o ensino superior
CHSA – Cultura, diversidade e formação de identidades
Ciências humanas através do cinema
Cineclube – a geografia no cinema
Como garantir um julgamento justo – O caso Sócrates
Compreender o mundo com olhar das Ciências Sociais
Comunicação popular – a escola como fonte de informação
Conhecendo o PAS – UNB a partir das Ciências Humanas e Sociais
Costumes e tradições regionais do Brasil
Culturas e sociedades do cerrado
Curiosidades sobre o Quadradinho – Brasília, a Capital de todos!_
Debatendo a democracia e a cidadania
Debates em Sociologia – temas polêmicos para se conversar
Democracia, Cidadania e Direitos Humanos
Direitos humanos – uma conversa necessária
Economia solidária como alternativa de geração de trabalho e renda no pós-pandemia
Educação ambiental e econômica
Estudos clássicos – História e cultura Greco-romana
Expedições geográficas pelo mundo
FIC na escola – ficção científica na escola
Filosofia como projeto de vida
Filosofia e sociologia aplicada ao mundo cntemporâneo
Fotografando, enquanto o cerrado queima – vendo e aprendendo ecologia
Fundamentos do pensamento moderno
Humanas em ação – análise e interpretação de jogos de videogame
Introdução aos direitos humanos e fundamentais (2)
Investigação histórica sobre ideologias de dominação escondidas por trás de discurso do bem
Juventude cidadã e pedal social
Lógica e argumentação – como vencer um debate
Meio ambiente e sociedade brasileira
Mergulhando na história da arte – as artes moderna e contemporânea
O Atlântico que nos une – Reflexões sobre a história africana
O brasileiro não é racista… Será mesmo!
O reconhecimento das competências socioemocionais
Oficina de movimento, saúde física, mental e qualidade de vida
Orientação de estudos – práticas
Os mitos e a história, as mitologias do oriente, tupi e iorubá
Planaltina e suas peculiaridades
Prática de pesquisa em ciências sociais
Preconceito, discriminação e racismo
Preservação ambiental e turismo sustentável em Taguatinga, DF
Projeto água, o bem mais precioso
Protagonismo juvenil – cidadania participativa
Quadrinho como reflexo da sociedade
Samambaia, cidade viva – a cabeça pensa onde os pés pisam
Segredo das plantas, uma medicina alternativa
Sistema agroflorestal na minha escola
Superação das desigualdades pós-pandemia
Superando racismos – entendimento e construção de novos modelos de nacionalidade
Sustentabilidade – água e resíduos sólidos
Tecnologias sociais e inclusão
Territorialidade e diversidade – ocupação espacial, temporal, cultural e histórica
Trending topics – A história do tempo presente
Urbanização e espaço geográfico
Urbanização, memória e direito a cidade
Viagem pelo Brasil – uma aventura geográfica
Vivências na cidade – observação da relação entre gerações na cidade de Ceilândia
SCRATCH – criação de histórias, jogos e animações interativas para a mediação das aprendizagens
⇅ Linguagens e suas Tecnologias ▼
Língua estrangeira instrumental
Língua inglesa 1 – Habilidades integradas
Oficina de textos literários e outros – OTELO
Os primeiros passos em direção à UnB
A cabeça pensa onde os pés pisam
A Ciência por trás dos filmes de heróis
Alfabetização Audiovisual e Letramento Transmídia
AmarElo – O rap trilhando trajetórias de vida
Ampliando as práticas corporais dos esportes coletivos
Análise do Discurso nas Mídias Sociais
Aperfeiçoando sua produção de parágrafos
Artes Visuais Aplicadas à Vida
Bamboleo – un giro lexical por la lengua española
Capoeira e seus aspectos socioculturais
Conversação básica em Língua Inglesa
Cultura ou culturas Folclore brasileiro
Desbravando a produção textual
Desbravando o mundo da leitura e da escrita (1)
Desbravando o mundo da leitura e da escrita
Desenvolvimento de conhecimento e habilidades para o PAS
Diálogos entre línguagem e periferia
Educação Física e Corpo humano
Educação Física Ginástica Rítmica
English instrumental in biological sciences
Ensino básico da Língua Inglesa
Escrita Criativa Produzindo textos, curando traumas e tecendo sonhos.
Formação de valores através da prática do futsal com os adolescentes do CED. PAD-DF
Fotografando, Enquanto o Cerrado Queima_ Vendo e Aprendendo Ecologia
Grupo de Estudos em Língua Portuguesa_ morfossintaxe
História dos esportes para narrativas desportivas
História e sociedade do esporte
Humanos direitos_ Não, Direitos Humanos
Importância do Bioma cerrado, sua preservação e tratamento de resíduos.
Infestação_ arte e crítica social
Inglês básico para turismo_ hotelaria e viagens
Inglês instrumental_ alavanque suas habilidades de compreensão e interpretação textual
L.E.A – Laboratório de Experimentação em Audiovisual 2
L.E.A – Laboratório de Experimentação em Audiovisual
Labirinto da Língua Portuguesa
Leitura dramática de obras do PAS
Leitura obrigatória obras do PAS
Leitura, Produção e Interpretação de Textos
Leituras e escritas dos mundos
Lendo a vida_ leitura, expressividade e tecnologia 2
Lendo a vida_ leitura, expressividade e tecnologia
Língua inglesa 1 – As quatro habilidades (Ler, escrever, falar e ouvir) integradas
Língua portuguesa para vestibulares e concursos
Linguagem e postura no mercado de trabalho
Linguagem no ambiente de trabalho
Linguística textual e processos interpretativos
LIP – leitura e produção de textos
Literatura relacionada aos direitos humanos
Literatura sob o olhar sócio político
Lúdico em atividades alternativas cooperativas
Marias a mulher e os direitos humanos na Literatura
Núcleo de estudo redação – PAS
O labirinto da língua portuguesa
Oficina da leitura_ Obras do PAS
On the radio waves ou nas ondas do rádio (2)
Organização de eventos esportivos
Orientações básicas para redação do ENEM
PASsei direto_ Oficina de meditação e leitura
Poéticas em Ação_ fazendo gêneros
Povos indígenas_ a verdade que não te contaram
Prática da leitura para o processo criativo e construção do Hobby para a vida
Práticas Comunicativas em Inglês
Práticas de leitura e escrita I
Práticas de Leitura e Escrita II
Produção de história em quadrinho
Proibido jogar lixo …. no lixo!
Projeto de redação para o PAS e ENEM no CEMUB.
Protagonismo em forma de texto
Publicidade e marketing_- Análise crítica e produção
Quando o Verbo_To Be_ não te ajuda
Quem conta um conto aprende um tanto
Quem deixa passar é catraca de ônibus
Rádio local _ estúdio de PODCAST
Redação oficial na prática profissional
Redação para os processos seletivos
Redação, Discussão e Constituição
Rede de mentiras, Dilema das Redes, Privacidade Hackeada, Somos mais que um algoritmo (em discussão)
Regras no esporte e na sociedade
RPG – conquistadores de mundos
Saber identificar as expressões idiomáticas
Serei aprovado ENEM,PAS,CONCURSO
SLAM – a palavra em performance
Textos selecionados do PAS1 – Os primeiros passos em direção à UnB (1)
Esportes coletivos fundamentos
Esportes e atividades de aventura
Estratégias de leitura e compreensão de textos
Estudo do teatro negro e seus protagonistas
Filmes e séries cultura hispanoamericana
Língua estrangeira instrumental
Língua inglesa 1 – habilidades integradas
Obras do PAS 1 – os primeiros passos em direção à UNB
Partindo do pensar para a ação_ sendo protagonista de um enredo social em evidência
⇅ Matemática e suas Tecnologias ▼
A leitura da realidade pelos olhos da estatística
A matemática financeira como aliada no mundo do consumo.
Aplicações do Excel na matemática
Aprendendo matemática com os jogos
Características matemáticas da natureza.
Características matemáticas da natureza
Conceitos básicos em Arduino e programação
Construção de tabelas e gráficos
Descomplicando a matemática e a geometria
Educação financeira – Quanto vale o seu dinheiro
Educação financeira – Torne – se um milionário
Educação financeira na formação dos cidadãos do futuro.
Educação financeira para a vida
Educação financeira para o século XXI
Estatística, leitura da verdade
Estudando matemática com o software Geogebra
Geometria aplicada ao cotidiano
Geometrização da natureza características matemática da natureza.
Google Maps – rotas da matemática
Grupo de estudos em matemática expresso fundamental
Horto medicinal e horta orgânica escolar
Iniciação e produção científica na escola
Jogos e recreações matemáticas
Laboratório de ensino de matemática
Lógica matemática e conjuntos (p concursos públicos)
Lucros e despesas na realidade
Matemática – geometria aplicada ao cotidiano
Matemática – Educação financeira – torne – se um milionário
Matemática – A geometria de Brasília.
Matemática – A leitura da realidade pelos olhos da estatística
Matemática – A matemática financeira como aliada no mundo do consumo.
Matemática – Aplicações do Excel na matemática
Matemática – Aprendendo matemática com os jogos
Matemática – Conceitos básicos em Arduino e programação
Matemática – Construção de tabelas e gráficos
Matemática – Descomplicando a matemática e a geometria
Matemática – Desenho geométrico
Matemática – Educação ambiental
Matemática – Educação financeira – quanto vale o seu dinheiro
Matemática – Educação financeira 1
Matemática – Educação financeira 2
Matemática – Educação financeira 3
Matemática – Educação financeira na escola
Matemática – Educação financeira na formação dos cidadãos do futuro
Matemática – Educação financeira para a vida
Matemática – Educação financeira para o século XXI
Matemática – Empreender para enriquecer
Matemática – Estatística e realidade
Matemática – Estatística na prática
Matemática – Estatística, leitura da verdade
Matemática – Estudando matemática com o software Geogebra
Matemática – Exames matemáticos – Pré PASs
Matemática – Gamificação de aprendizagens trilhas formativas digitais
Matemática – Geometria aplicada ao cotidiano
Matemática – Geometria em construção
Matemática – Geometrização da natureza
Matemática – Google Maps – rotas da matemática
Matemática – Grupo de estudos em matemática
Matemática – História da matemática
Matemática – Horto medicinal e horta orgânica
Matemática – Iniciação e produção científica na escola
Matemática – Investimento e mercado financeiro
Matemática – Jogos e recreações matemáticas
Matemática – Jogos matemáticos
Matemática – Laboratório de ensino de matemática
Matemática – Laboratório de matemática i
Matemática – Laboratório de matemática ii
Matemática – lógica Matemática e conjuntos
Matemática – lucros E despesas na realidade
Matemática – Matemática além dos números
Matemática – Matemática aplicada à inteligência artificial
Matemática – Matemática básica para a vida
O uso da calculadora científica na álgebra matemática
Oficina de construção de sólidos geométricos
Os segredos da matemática financeira no cotidiano
Problemas matemáticos e suas tecnologias
Resgate das aprendizagens de matemática
Seja um empreendedor, organize sua empresa
Uso de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico
Utilização dos recursos financeiros
Vencendo barreiras – sistema de investigação matemática
⇅ Ciências da Natureza e suas Tecnologias ▼
A física através dos experimentos
Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo
Análise das principais plantas medicinais autorizadas
As ciências da natureza de forma experimental
Astronomia básica – conhecendo o universo
Astronomia para o ensino médio
Ciência, tecnologia e desenvolvimento social
Clube de ciências – iniciação científica
Clube de ciências biológicas virtual (CCBV)
Clube de ciências, uma aventura científica
Conhecendo e protegendo o meio ambiente
Construindo conhecimento científico
Criação de histórias, jogos e animações interativas para a mediação das aprendizagens
CSI, investigação científica nos labs
Desbravando as ciências da natureza no ENEM e PAS
Desvendando as fontes de energia sustentável
Educação ambiental e sustentabilidade
Educação sexual anatomia morfofuncional do sistema genital
Eraq – evidências, reações e aplicações em química
Estudo qualitativo sobre a história da física moderna
Estudo qualitativo sobre a teoria da relatividade
Física sustentável e experimental
Fontes alternativas de energia
Gravitação, a queda da maça de newton!
Implementação e uma agrofloresta na escola
Iniciação à metodologia científica
Iniciação científica – Moniteurs
Iniciação científica e tecnológica
Introdução à metodologia científica
Laboratório de ciências da natureza
Laboratório de ensino de química (1)
Laboratório de ensino de química
Laboratório instrumental e experimental
Matemática _ arte, a ciência faz parte
Matemática aplicada a ciências da natureza
Mecânica clássica, da queda da maça à a queda da lua
Método científico para resolver problemas locais
Meu corpo, minha saúde relações entre corpo e padrões de beleza na nossa sociedade contemporânea
Minha vida e meu corpo hábitos e cuidados na promoção de uma vida saudável
O segredo das investigações criminais (CSI)
Práticas laboratoriais em ciências biológicas e química
Prevenção de ISTS e gravidez na adolescência
Produção de materiais de limpeza
Projetos experimentais de física para feiras de ciências (mecânica)
Reconstruindo um gerador de volta para produzir eletricidade
Redação científica (da fantasia, ficção até o artigo)
Tópicos em ciências naturais para vestibulares e concursos
Você é o que você come e o que você queima
Democracia e participação política
Urbanização, memória e direito à cidade
Legislação
Plano Nacional de Educação
↳ Plano Nacional de Educação (PNE) – Sancionado como lei em 2014, o PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (até 2024). Entre os objetivos, estão a “renovação do Ensino Médio, com abordagens interdisciplinares e currículos flexíveis”, a “ampliação da oferta da educação em tempo integral e o apoio ao desenvolvimento do protagonismo juvenil”.
Base Nacional Comum Curricular
↳ A Base Nacional Comum Curricular – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
↳ Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) – São normas criadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que orientam o planejamento curricular e indicam sua estrutura. O normativo entra em aspectos que não competem à Base Nacional Comum Curricular, como a situação do estudante que ainda está cursando o Ensino Médio antigo e a carga horária da educação a distância.
Comitê Gestor Intersetorial
↳ Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020 – Em 2020, foi instituído o Comitê Gestor Intersetorial do Novo Ensino Médio – CGI, pela Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020, publicado no DODF nº 10, de 4/2/2020, páginas 3 e 4 – Edição Extra.
↳ Portaria nº 34, de 16 de janeiro de 2024 – Altera a Portaria nº 1.246, de 07 de dezembro 2023, que dispõe sobre a indicação dos membros do Comitê Gestor Intersetorial referente ao Novo Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 609, de 2023.
Leis
↳ Lei nº 9.394/1996 (LDB) – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamenta a estrutura e o funcionamento da educação básica do Brasil.
↳ Lei nº 13.415/2017 – É conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio. O normativo alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para mudar o Ensino Médio, inserindo dispositivos como o aumento da carga horária mínima e a possibilidade de que os estudantes escolham em quais áreas querem aprofundar os estudos e a possibilidade de escolher um curso da Educação Profissional em nível técnico.
↳ Lei nº 7.416 de 22/01/2024 (estímulo ao empreendedorismo para alunos do ensino médio)
Portarias
↳ Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018 – Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação.
↳ Portaria MEC nº 1.023, de 4 de outubro de 2018 – Estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para a realização de avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI e a seleção de novas unidades escolares para o Programa.
↳ Portaria MEC nº 1.024, de 4 de outubro de 2018 – Define as diretrizes do apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola às unidades escolares pertencentes às Secretarias participantes do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, instituído pela Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e às unidades escolares participantes da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, instituída pela Portaria MEC nº 1.023, de 4 de outubro de 2018.
↳ Portaria MEC nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 – Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Para contribuir com o processo de elaboração dos itinerários, o MEC publicou um guia didático, que pode ser baixado AQUI.
↳ Portaria nº 21, de 4 de fevereiro de 2020 – Autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF, por meio de Projeto-Piloto, em unidades escolares da Rede Pública de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.
↳ Portaria nº 22, de 4 de fevereiro de 2020 – Dispõe sobre as atribuições das Subsecretarias referentes ao Novo Ensino Médio no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e institui o Comitê Gestor Intersetorial, em consonância com a Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.
↳ Portaria nº 507, de 30 de dezembro de 2020 – Aprova o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal.
↳ Portaria nº 93, de 3 de março de 2021 – Altera a Portaria nº 21, de 4 de fevereiro de 2020, e autoriza a implementação do Novo Ensino Médio no DF, por meio de Projeto-Piloto, em unidades escolares da Rede Pública de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.
↳ Portaria nº 1.094, de 16 de novembro de 2022 – Valida o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio do Distrito Federal.
↳ Portaria nº 180, de 1º de março de 2023 – Dispõe sobre as atribuições das unidades orgânicas, referentes ao Novo Ensino Médio, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e institui o Comitê Gestor Intersetorial, em consonância com a Portaria MEC nº 649, de 10 de julho de 2018, e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.
Resoluções
↳ Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
↳ Resolução nº 2/2020-CEDF, de 24 de dezembro de 2020 – Estabelece normas e diretrizes para a educação básica no sistema de ensino do Distrito Federal.
↳ Resolução FNDE nº 21, de 14 de novembro de 2018 – Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola, a escolas públicas estaduais e distritais, a fim de apoiar a implementação do Novo Ensino Médio e a realização da avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Notas Técnicas
↳ Nota Técnica nº 02/2019, do Conselho de Educação do DF – Dispõe sobre a organização curricular do Ensino Médio na proposta pedagógica das escolas do Distrito Federal.
↳ Nota Técnica nº 03/2019, do Conselho de Educação do DF – Dispõe sobre os Itinerários Formativos, em complementação à Nota Técnica nº 02/2019-CEDF.
Parecer
↳ Parecer nº 112/2020-CEDF, de 8 de dezembro de 2020 – Aprova o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal; e dá outras providências.
Material pedagógico e consultas públicas
Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio
Caderno orientador – Avaliação para as aprendizagens
Caderno orientador – Unidade Curricular Projeto de Vida
Caderno orientador – Itinerários Formativos
⇅ 1ª consulta pública ▼
Consulta pública e fóruns presenciais
A consulta pública da segunda versão, em minuta, do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu entre os dias 30 de outubro e 25 de novembro de 2019. A consulta deu-se por meios eletrônicos, permanecendo aberta à participação de toda a população do Distrito Federal, disponível no sítio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Ao todo, foram recebidas 219 contribuições, distribuídas conforme as informações a seguir:
➥ Textos Introdutórios: 89 contribuições.
➥ Formação Geral Básica: 114 contribuições.
➥ Itinerários Formativos: 16 contribuições.
Concomitantemente ao andamento da consulta, foram realizados quatro eventos presenciais, sendo dois abertos a toda a população do Distrito Federal; e outros dois, para o público específico de professores e gestores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio:
30/10: Lançamento da consulta pública, com convite aberto a toda população do Distrito Federal, comunidade escolar e comunidade acadêmica. O evento aconteceu no Auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul, e contou com a participação de 175 pessoas.
6/12: O primeiro Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio aconteceu na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Este primeiro encontro foi destinado à discussão da parte de Formação Geral Básica do Currículo. O fórum foi realizado em dois turnos, de forma a atender toda equipe escolar das Unidades Escolares-Piloto, sem prejuízo da regência de classe. Contou com a participação de 194 professores: 91 pela manhã e 103 à tarde, contemplando todas as áreas do conhecimento, conforme o quadro abaixo:
Área do Conhecimento | Quantidade de Participantes Matutino | Quantidade de Participantes Vespertino |
Linguagens e suas Tecnologias | 37 | 37 |
Matemática e suas Tecnologias | 10 | 17 |
Ciências da Natureza | 23 | 23 |
Ciências Humanas | 21 | 28 |
20/11: O segundo Fórum de Discussão para o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio foi voltado para a discussão sobre a parte de Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A ação aconteceu na EAPE, no dia 20 de novembro, e contou com a participação de 135 professores, sendo 61 no período matutino e 74 no período vespertino. A presença por área ocorreu da seguinte maneira:
Área do Conhecimento | Quantidade de Participantes Matutino | Quantidade de Participantes Vespertino |
Linguagens e suas Tecnologias | 23 | 30 |
Matemática e suas Tecnologias | 09 | 08 |
Ciências da Natureza | 16 | 13 |
Ciências Humanas | 13 | 23 |
4/12: A ação de encerramento da Consulta Pública foi realizada no dia 4 de dezembro de 2019, no auditório D do Centro Universitário IESB, campus Asa Sul. A ação teve por finalidade apresentar as devolutivas do período de consulta pública sobre o texto do Currículo, que ocorreu entre os dias 30/10 e 25/11. Foi feita a apresentação das áreas para os principais pontos das contribuições recebidas e, ao final, a palavra foi aberta ao público, para dúvidas e/ou novas contribuições. A ação ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, com participação total de 217 interessados, sendo 92 no turno matutino e 125 no turno vespertino. A maioria dos presentes era formada por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sobretudo, professores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio.
⇅ 2ª consulta pública ▼
Período de consulta pública
Início: 31/8/2020 | Encerramento: 4/10/2020
Eventos concomitantes à consulta pública
Data | Evento | Descrição |
31/8 | Abertura da consulta pública e aos leitores críticos | Participação:
▏Leandro Cruz Fróes da Silva – Secretário de Educação do Distrito Federal ▏Tiago Cortinaz da Silva – Subsecretário de Educação Básica – SEEDF ▏Marco Antônio Almeida Del’Isola – Presidente do Conselho de Educação do DF ▏Fernando Wirthmann Ferreira – Diretor de Ensino Médio – SEEDF |
2/9 | Apresentação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio | ▏Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h
▏Público: Aberto ao público ▏Local: |
Fórum virtual por área de conhecimento e EPT | ||
8/9 | Ciências da Natureza e suas tecnologias | ▏Horário: Manhã: 10h a 12h | Tarde: 15h a 17h
▏Público: Professores, gestores e coordenadores da rede pública; Leitores críticos. |
9/9 |
Matemática e suas tecnologias | |
10/9 | Linguagens e suas tecnologias | |
11/9 | Ciências Humanas e suas tecnologias | |
9/9 | Educação Profissional e Técnica – EPT |
Em 2020, o documento curricular do Distrito Federal passou pelo segundo processo de consulta pública, entre os meses de agosto e outubro do mesmo ano, tendo obtido um total de 174 participações. A consulta pública foi realizada por meios eletrônicos, no sítio da SEEDF, e paralelamente ao seu andamento, foi realizada uma segunda rodada de leitura crítica, que culminou em nove pareceres, todos analisados e considerados para efeito da compilação final do documento. Este processo de leitura crítica, somado ao primeiro momento, iniciado ainda em 2019, contou com a participação de professores da UnB, do Instituto Federal de Brasília, além de professores da SEEDF. No fim deste ano, foi publicada a Portaria nº 507 de 30 de dezembro, que aprova o Currículo em Movimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e torna o Currículo documento referencial também para a fundamentação teórica da organização curricular do Novo Ensino Médio para o sistema de ensino do DF.
Dados da consulta
Data | Evento |
31/08/2020 | Início do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. |
02/09/2020 | Evento de lançamento da consulta, com a participação do Secretário de Educação do Distrito Federal e do Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal. Evento realizado em ambiente virtual. |
8 a 11/09/2020 | Fóruns temáticos virtuais, contemplando a discussão com todas as áreas de conhecimento e Educação Profissional e Tecnológica. Contou com a participação de 853 participantes. |
04/10/2020 | Encerramento do segundo processo de consulta pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. |
Dados da consulta (por área de conhecimento)
Dados da consulta (outros capítulos)
Área | FGB | IF | Total | |
LGG | 37 | 13 | 50 | |
MAT | 2 | 2 | 4 | |
CN | 17 | 2 | 19 | |
CHSA | 24 | 20 | 44 | |
Textos introdutórios | Projeto de vida | Avaliação | Texto introdutório da FGB | Texto introdutório dos IF |
27 | 5 | 12 | 4 | 3 |
Catálogo de trilhas
Catálogo atualizados em 31/1/2024
CATÁLOGO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM – NOVO ENSINO MÉDIO
Catálogo de unidades curriculares eletivas
Catálogos atualizados em 17/1/2024
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
⇅ PARCEIROS ▼
Catálogo de Unidades Curriculares Flexíveis
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
Dúvidas frequentes
Currículo do Novo Ensino Médio
⇅ Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular? ▼
O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil, possibilita os estudantes escolherem em qual conteúdo desejam aprofundar seus conhecimentos. O objetivo é valorizar os estudantes como sujeitos da construção de seu saber e, também, como agente de produção de conhecimentos.
⇅ O que é Formação Geral Básica? Como está organizada? ▼
A Formação Geral Básica (FGB) é a parte que traz as aprendizagens essenciais que os estudantes do Ensino Médio devem desenvolver ao longo de toda a etapa.
A FGB é ofertada por meio dos componentes curriculares dentro das seguintes áreas do conhecimento:
Linguagens e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;
Matemática e suas tecnologias: Matemática
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Ciências da Natureza e suas tecnologias: Física, Química e Biologia.
⇅ Por que Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física se repetem nas duas ofertas? ▼
Por partes:
↳ Língua Portuguesa e Matemática: é obrigatório o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática nos três anos do Ensino Médio. Assim, esses componentes se repetem porque estão presentes em todos os semestres do Novo Ensino Médio.
↳ Educação Física: o componente curricular já era ofertado ao longo de toda a etapa na semestralidade, apenas foi mantida a oferta da mesma maneira.
⇅ Por que a FGB tem Língua Inglesa e não tem Língua Espanhola? ▼
A oferta de Língua Inglesa nos currículos de Ensino Médio é obrigatória porém a oferta de outra língua estrangeira, “preferencialmente o espanhol” é facultativa.
Pela BNCC, a qual a Língua Inglesa é “compreendida como língua de caráter global. Sendo assim, à exceção da Língua Inglesa, não é possível ofertar outras línguas estrangeiras na FGB.
⇅ E os Itinerários Formativos? O que são? Como estão organizados? ▼
Os Itinerários Formativos (IFs) são a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Neste momento os estudantes podem selecionar as unidades curriculares oferecidas pela escola de acordo com o que planejam para sua vida acadêmica ou profissional. Proporcionam o aprofundamento de conhecimentos, o apoio aos estudantes na construção de seus projetos de vida e o protagonismo juvenil.
Os IFs são ofertados por meio de unidades curriculares, divididas nas seguintes categorias: Eletivas Livres, Eletivas Orientadas, Projeto de Vida, Projetos Interventivos e Língua Espanhola. O estudante pode, ainda, optar por Formação Técnica e Profissional.
⇅ O que são eixos estruturantes que fazem parte dos Itinerários Formativos? ▼
Os eixos estruturantes buscam envolver os estudantes “em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros”. São quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.
⇅ E o Projeto de Vida? O que é? Para que serve? Como está organizado? ▼
O Projeto de Vida é ministrado ao longo dos seis semestres letivos do Novo Ensino Médio, sempre com duas aulas semanais. A unidade curricular busca contribuir para a formação de um cidadão que saiba defender seus direitos e compreender criticamente seu papel social.
É uma Unidade Curricular obrigatória destinada a ajudar o estudante na construção de um projeto para seu futuro para que suas escolhas no contexto escolar potencializem a concretização de seus ideais.
⇅ Os estudantes terão a oportunidade de realizar um curso de formação profissional? ▼
Sim, a formação profissional será ofertada por meio do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), que poderá ser escolhido pelo estudante a partir do ingresso no Ensino Médio. O IFTP poderá ser cursado na própria unidade escolar, quando houver a oferta, em alguma unidade de Educação Profissional e Tecnológica da própria rede, ou em unidades parceiras externas conveniadas.
⇅ Como ficará o Enem nesse novo contexto? ▼
A União tem a competência para legislar sobre diretrizes e bases da Educação Nacional. O Enem também é uma iniciativa dessa esfera federal, dessa forma, o Governo Federal atualizará o exame para que esteja alinhado com a nova realidade da etapa.
Carga horária do Novo Ensino Médio e dos professores
⇅ Com a implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, houve diminuição da carga horária da etapa? ▼
Não. O Ensino Médio no Distrito Federal já era composto por 3.000 horas e permanece com a mesma carga horária.
⇅ Se não houve mudança na carga horária, o que mudou, então? ▼
Para a rede pública de ensino, as 3.000 horas que compõem o Ensino Médio são divididas em duas partes: Formação Geral Básica (1.700 horas) e Itinerários Formativos (1.300 horas).
⇅ E como ficou a carga horária dos professores? ▼
A carga horária dos docentes permaneceu inalterada, mas agora ela é composta por componentes curriculares da Formação Geral Básica e por unidades curriculares dos Itinerários Formativos.