Aulas remotas fazem com que professores descubram meios digitais para melhorar a aprendizagem
Por Aldenora Moraes | Ascom/SEEDF
Longe dos quadros-negros e, agora, atrás das telas, os professores têm se reinventado para dar continuidade às aulas. O desafio tem sido grande, mas a pandemia enfatizou o papel fundamental dos docentes e também ofereceu oportunidades para a mudança da educação.
Para a professora Fernanda de Lima, da Escola Classe 09 do Gama, o susto inicial da suspensão das aulas presenciais deu lugar à busca por ferramentas para aprimorar o trabalho on-line. “Eu sabia o básico, mas passei a garimpar conteúdos significativos porque há muita informação, mas nem sempre relevante. Acredito que o foco precisa ser o estudante”, explica.
No episódio desta semana do Podcast EducaDF, conversamos sobre as ferramentas tecnológicas gratuitas que enriquecem o trabalho do docente. Professoras da rede contam como superaram o desafio inicial das aulas mediadas por tecnologia. Confira o podcast nas plataformas de áudio.
As descobertas de Fernanda, logo se tornaram um sucesso entre os professores e ela passou a compartilhá-las por meio de tutoriais em seu instagram @profe.lima. Confira algumas dicas:
▏Ferramentas tecnológicas | |
Canvas | Tudo em um só lugar. Um recurso que torna tudo mais atrativo. Muitos professores não sabem, mas há uma versão com mais elementos destinada aos educadores e gratuita, é preciso apenas preencher um cadastro e comprovar que leciona. |
Inshot | Um editor de vídeos super fácil de usar. |
oCam | Ótimo para gravar videoaulas na própria tela do computador. |
▏Conteúdos relevantes | |
Sites | Nova Escola, Google Acadêmico e Escola Kids. |
Outros desafios
Leia também |
▍Resposta no DF foi a 2ª melhor do país |
▍A incrível história de Antonio |
Os recursos tecnológicos já eram conhecidos da professora Vanessa Stefano, da Escola Classe 303 de São Sebastião. Trabalhando com educação à distância desde a graduação, sua maior preocupação foi a de favorecer a mediação pedagógica e também entre os estudantes, além de refletir sobre a construção do conhecimento. Para que todos os estudantes tenham acesso às aulas síncronas, Vanessa grava as aulas e disponibiliza os vídeos.
A pedagoga, que também é formada em Psicologia, destaca a importância da continuidade das aulas, mesmo durante a pandemia. “No campo pedagógico, a continuidade permite que os estudantes vivenciem a rotina dos estudos e de aprendizagem, das relações com os colegas de sala e docente, mesmo que on-line.Já no campo emocional, a previsibilidade e a continuidade das interações possibilitam a confiança, a segurança e o amparo, tanto para estudantes, quanto para familiares”, destaca.