Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/06/16 às 12h10 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

Distrito Federal discutirá Base Nacional Comum Curricular

Debate será em 26 e 28 de julho. Interessados têm até o dia 18 para se candidatar à seleção de participantes em seminário sobre o tema

 


 

Estão abertas as inscrições para o Seminário Distrital da Base Nacional Comum Curricular, que ocorrerá das 8 às 18 horas de 26 e 28 de julho, no campus da Universidade Paulista (913 Sul). Interessados devem se inscrever pela internet até as 23 horas do dia 18. O resultado será liberado em 20 de julho, no site da Secretaria de Educação. As informações foram divulgadas em chamada pública no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (29).

 

Faça a inscrição aqui

 

O seminário distrital da Base tem como objetivo discutir alterações na segunda versão do Documento da Base Nacional Comum Curricular, apresentada em maio pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação. As sugestões do DF e dos estados serão encaminhadas ao MEC, responsável pela redação final.

 

Haverá 307 vagas, e podem se candidatar à participação professores (ativos e aposentados), estudantes de ensino médio, pais de alunos e demais pessoas que atuam em atividades educaionais básicas de escolas públicas e privadas. Menores de 18 anos têm de apresentar autorização assinada pelo representante legal. Entre outros critérios, é preciso ter contribuído no processo de análise da primeira versão do documento. Quem cumprir os requisitos será selecionado por ordem de inscrição, conforme tabelas publicadas no Diário Oficial.

Ajuda de custo da Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) vai oferecer ajuda de custo para participantes no seminário. Quem mora no DF terá direito a até R$ 40 em cada dia do evento. Já as pessoas que residem na região metropolitana ou cidades limítrofes podem ganhar até R$ 90 diários. A solicitação só poderá ser feita após a divulgação do resultado das inscrições.

O que é a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular faz parte da Meta 7 do Plano Nacional de Educação, a de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades. A base pretende criar um currículo comum a estudantes das redes pública e privada – não será 100% do aprendizado, afinal serão observados o regionalismo e a autonomia de cada unidade federativa.

A segunda versão do documento foi entregue ao Conselho Nacional de Educação, à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e ao Conselho Nacional de Secretários de Educação, após mais de 12 milhões de contribuições e meses de debate. Nessa etapa, estabeleceu-se a necessidade de um seminário por unidade da Federação.

Documentos para a inscrição
Governo do Distrito Federal