Projetos desenvolvidos pelo FNDE, que beneficiam milhares de estudantes da rede pública, estiveram na pauta da reunião
Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF
O secretário de Educação, Leandro Cruz, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 29/7, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. A reunião foi uma oportunidade de estreitar laços e de tratar de projetos desenvolvidos pelo FNDE que podem trazer benefícios a milhares de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
“Foi uma honra receber o presidente do FNDE, que é um importante parceiro e grande instrumento do governo federal para apoiar os governos estaduais e do Distrito Federal. Tenho certeza de que teremos um novo marco entre a relação do FNDE e da Secretaria de Educação, e o beneficiário de tudo isso será o futuro do Brasil e as gerações futuras do Distrito Federal”, ressaltou Leandro Cruz.
O presidente do Fundo esteve acompanhado de sua equipe técnica para debater os projetos implementados no DF. “Nossa parceria tem que ser efetiva e prática em relação às demandas do GDF. Temos muitas obras aqui para desenvolver e inaugurar. Estamos estreitando os laços para que, o mais rápido possível, possamos realizar as entregas necessárias que o FNDE e o governo federal precisam fazer”, disse Marcelo Lopes da Ponte.
Também participaram da reunião o secretário executivo da SEEDF, Fábio Sousa, e os diretores do FNDE, Renata Mesquita D’Aguiar, de Gestão de Fundos e Benefícios (DIGEF/FNDE), e de Tecnologia e Inovação (DIRTI/FNDE), Paulo Roberto Aragão Ramalho.
A diretora de Gestão de Fundos e Benefícios, Renata Mesquita D’Aguiar, afirmou que uma das prioridades do FNDE é reforçar o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).“Estamos à disposição para construir a melhor forma de fortalecer o programa”, disse.
A diretora compartilhou também informações importantes sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que beneficia cerca de 76 mil estudantes do DF em 45 Instituições de Ensino Superior com contratos ativos. Na terça-feira 28/7, foi publicada a resolução do Comitê Gestor do Fies que detalha os critérios e procedimentos para pedidos de suspensão dos pagamentos do Fies até 31 de dezembro, data final de vigência do estado de calamidade pública no Brasil.
“Aqueles estudantes que estavam adimplentes até o dia da publicação de calamidade pública já podem solicitar a suspensão de pagamento das parcelas nos canais de atendimento da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. E aqueles estudantes que estavam com atraso não superior a 180 antes do decreto devem aguardar que, em breve, os dois bancos vão oferecer os canais específicos para o pedido. Dessa forma, esses estudantes que foram contemplados vão estar a alocar esses recursos para as dispensas básicas de suas famílias nesse período de pandemia”, explicou a diretora Renata Mesquita D’Aguiar.
Segundo o FNDE, no Brasil cerca de 1,5 milhão de estudantes podem requerer o benefício, previsto na Lei nº 14.024/2020, publicada no último 10 de julho. A suspensão vale para os pagamentos em fase de utilização, carência ou amortização e, para requerê-la, os possíveis beneficiários precisam procurar os agentes financeiros (Banco do Brasil e Caixa) nos canais de atendimento que ainda serão disponibilizados pelos bancos para essa finalidade. As datas de início do atendimento serão divulgadas pelos próprios agentes financeiros.