Participantes de escolas públicas vão conhecer trajetórias inspiradoras e concorrer a bolsas de estudo
Da Redação, Ascom/SEEDF
A aula mais inspiradora para estudantes da rede pública de ensino do país está com inscrições abertas. No próximo dia 30 de julho, às 16h (horário de Brasília), acontece a terceira edição do “Crie o Impossível”, evento que tem o objetivo de inspirar e gerar oportunidades para milhares de jovens. Pode participar quem cursa o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, a Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a iniciativa ocorrerá por meio virtual. Para garantir a vaga na maior sala de aula do Brasil, os interessados devem entrar na página do evento na internet (www.crieoimpossivel.com.br) e se inscrever antecipadamente. Eles receberão por e-mail o link para acessar a transmissão e interagir com os demais participantes.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal apoia a iniciativa que é voltada, principalmente, à rede pública. Nesta edição, os estudantes de escolas públicas poderão concorrer a bolsas integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais e de desenvolvimento.
Durante o evento, os jovens serão convocados pelos Embaixadores da Educação para criar projetos transformadores para suas escolas e comunidades por meio da plataforma Empower. As melhores ideias serão as premiadas.
Nesta grande sala de aula, as lições virão de um time inspirador. Personalidades da televisão, da música, teatro e das salas de aulas espalhadas pelo Brasil, vão contar como criaram o impossível para estimular diversos alunos. Ao compartilhar suas histórias, eles irão mostrar que o caminho pode ser difícil, mas que o passo mais importante é acreditar em si, ser o protagonista da própria história.
Enquanto a transmissão estiver disponível, o público poderá conhecer trajetórias como a que foi construída pela campeã da última edição do Big Brother Brasil, Thelma Assis; pelo ator e cantor Babu Santana; o rapper Emicida; a filosofa e escritora Djamila Ribeiro; o compositor, produtor e empresário Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla; o ex-catador de latinhas que se tornou empreendedor e fundou a JR DIESEL, maior empresa de reciclagem da América Latina, Geraldo Rufino; o primeiro triatleta negro do mundo a participar do Campeonato Mundial de Iromann, Thiago Vinhal; o ativista morador do Complexo do Alemão eleito um dos jovens negros mais influentes do mundo, Renê Silva; o ator Lázaro Ramos, entre outros.
O “Crie o Impossível” é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação, co-realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nas últimas duas edições, que aconteceram no Estádio Minerão, em Belo Horizonte (MG), participaram cerca de 15 mil estudantes.
Com o lema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, o propósito do projeto é despertar sonhos e abrir perspectivas para alunos de escolas públicas por meio de histórias reais. A ideia, segundo os fundadores, é que o evento seja a aula mais inspiradora da vida do estudante.
Os depoimentos, as oportunidades e as premiações são focados para estudantes da rede pública, mas jovens do ensino médio da rede privada e toda a comunidade escolar também podem acompanhar o aulão virtual.