Últimos jogos serão realizados na segunda-feira (11/11)
João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF
Após semanas de competição, o InterCID 2019 chega a sua fase final. Na segunda-feira (11/11) serão disputadas as últimas partidas, da modalidade basquete, no Cemeit, em Taguatinga.
No total, 6 mil estudantes de toda a rede pública participaram dos jogos, que contemplaram disputas de vôlei, basquete, futsal, handebol, ginástica rítmica, atletismo, tênis de mesa, judô, karatê, luta olímpica, ciclismo e xadrez, além de competições paralímpicas de futsal, natação, tênis de mesa e atletismo.
Os jogos são uma forma de integrar os trabalhos esportivos realizados durante o ano nos Centros de Iniciação Desportiva (CID) e nas escolas da rede pública do DF. Para o professor de futebol do CID Brazlândia, Anderson Santana, a competição tem grande relevância. “O torneio é a melhor forma de trazer interesse pela prática desportiva. As partidas geram expectativa nos alunos e é uma oportunidade de mostrarem seus talentos, aprendizagens e mesmo a disciplina do esporte”, ressalta o educador, que levou medalha de prata com a equipe de futsal de 15 a 17 anos.
A medalha de ouro na mesma modalidade ficou com o CID do Recanto das Emas. O herói da conquista foi o goleiro Breno Seabra da Silva, de 17 anos, que defendeu duas cobranças de pênalti após o empate de 5 a 5 na final. O jovem também destacou a importância do esporte para ele e os colegas. “O resultado veio de um trabalho de equipe. E acho que é uma forma de nos manter em um bom caminho, longe da violência e das drogas”, afirmou o aluno do CED 104 do Recanto. Quanto às defesas nas penalidades, uma dica: “Não escolho o canto. Prefiro esperar a decisão do batedor”.
Após o fim do InterCID, na semana que vem, a Coordenação de Educação Física e Desporto Escolar (Cefdesc) da Secretaria de Educação disponibilizará todos os resultados dos jogos no site da competição.