João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF
Servidores da Secretaria de Educação do DF passaram por um curso de capacitação nesta quarta-feira (13) para a aplicação da Prova Diagnóstica, prevista para os dias 10 e 11 de abril. A avaliação é utilizada por professores, diretores e gestão central da SEEDF para o desenvolvimento de políticas e projetos de ensino na rede pública do DF.
O evento contou com a participação de representantes de diversas áreas da pasta. O diretor de avaliação, Cláudio Amorim, destacou a importância da prova. “Montamos o cronograma de aplicação ainda no ano passado, de forma muito completa. Essa avaliação é fundamental para uma educação de qualidade”, apontou.
A opinião foi endossada pelo diretor do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), André Lúcio Bento. “A prova diagnóstica permite conhecermos melhor nossos estudantes, saber as lacunas e desafios. Assim, é possível trilhar soluções para o ensino”, ressaltou.
Os participantes receberam um manual sobre o sistema de avaliação, com dados que foram detalhados durante o curso. Uma das informações é o cronograma de aplicação das provas. Serão avaliados estudantes de 2º, 4º, 6º e 8º anos do ensino fundamental, além de alunos de 1ª e 2ª séries do ensino médio. Confira abaixo o cronograma:
Dia | Etapa | Disciplina | Matutino | Vespertino | Noturno |
10/4 | Ensino fundamental (2º e 4º anos) |
Língua portuguesa | 7h30 às 10h | 14h às 16h30 | – |
10/4 | Ensino fundamental (6º e 8º anos) |
Língua portuguesa e matemática | 7h30 às 12h | 13h30 às 18h | – |
10/4 | Ensino médio (1ª série) |
Língua portuguesa e matemática | 7h30 às 12h | 13h30 às 18h | 19h às 23h30 |
11/4 | Ensino fundamental (2º e 4º anos) |
Matemática | 7h30 às 10h | 14h às 16h30 | – |
11/4 | Ensino médio (2ª série) |
Língua portuguesa e matemática | 7h30 às 12h | 13h30 às 18h | 19h às 23h30 |
As respostas das provas serão inseridas em um sistema digital. Os resultados serão disponibilizados de imediato para professores, diretores e membros da gestão central da SEEDF. Assim, intervenções pedagógicas e planejamentos podem ser realizados de forma mais ágil e eficiente.
Os estudantes farão ainda uma avaliação contextual, também aplicada a professores e gestores das escolas. O questionário tem por finalidade obter informações sobre o contexto escolar e o ambiente de trabalho da SEEDF.