Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/09/24 às 16h46 - Atualizado em 28/09/24 às 16h48

Alunos do CEM 01 do Guará participam de jogo sobre gastronomia e empreendedorismo

Projeto Sustenchef foi realizado entre os alunos do 3º ano e receita de mousse de maracujá e chocolate venceu

Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Os alunos fizeram a apresentação e defesa das receitas para três juradas nutricionistas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Empreendedorismo e gastronomia saudável são os dois pilares do Sustenchef, um jogo idealizado pelo Espaço Evolução em parceria com a Universidade de Brasília e apoio da Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A ação foi desenvolvida com alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará nessa sexta-feira (27).

 

O projeto teve início em agosto e contou com a formação de quatro equipes de 6 a 8 alunos do 3º ano da escola. O objetivo era justamente fomentar habilidades, por meio da elaboração de receitas saudáveis e sustentáveis pelos estudantes e venda dos alimentos produzidos à comunidade escolar. Foram trabalhados princípios do empreendedorismo, da sustentabilidade e da alimentação saudável durante o percurso do jogo.

 

Os estudantes tiveram que criar uma receita dentro de quadrantes de uma mandala do guardião do jogo que é um indígena. Então, eles não podiam usar vários alimentos industrializados. Eles tiveram que usar alimentos mais sustentáveis e regionais”, comenta Patrícia Martins, CEO do Espaço Evolução e idealizadora do jogo.

 

Cada equipe desenvolveu uma receita e também o planejamento de marketing para a venda do produto, desde a elaboração da logomarca até precificação. Entre os pratos criados estavam: mousse de maracujá do Cerrado e chocolate, overnight (aveia dormida), cupcake de banana com castanhas e calda de caramelo de banana e pão de abóbora.

 

Os testes das receitas foram realizados na cozinha experimental da escola e a produção final aconteceu no laboratório da Unb visando uma padronização de higiene e pesagem. Ao final, as equipes expuseram os produtos criados para três juradas nutricionistas e tiveram que fazer uma defesa sobre o planejamento de marketing, escolha dos rótulos e alimentos para as profissionais.

O vencedor

 

Prato vencedor foi a mousse de maracujá do Cerrado e chocolate | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

“Nós provamos os quatro pratos e, além do sabor, nós avaliamos as escolhas do rótulo, das informações contidas nele, dos ingredientes escolhidos, se foram escolhidas frutas da estação e produtores locais. Gostamos de todas, mas escolhemos a que achamos que fez melhores escolhas”, comenta a nutricionista Karina Aragão.

 

O prato vencedor foi a mousse de maracujá do Cerrado e chocolate e a equipe responsável ganhou uma mochila com itens esportivos. Cada time ficará com o lucro das vendas de seus pratos. A premiação foi acompanhada por todos os estudantes do turno matutino do CEM 01 do Guará.

 

A gente aprendeu bastante no processo, fiquei muito feliz. Pensamos inicialmente em fazer um bolo. Só que uma colega do nosso grupo deu a ideia de fazermos a mousse e todo mundo concordou. Além de mais gostoso, achamos que venderia mais”, comenta Nayara Silva, estudante de 17 anos do CEM 01 Guará, integrante da equipe vencedora.

Parceria

O jogo, que é uma parceria entre o Espaço Evolução e a UnB, com apoio da Secretaria de Educação do DF, teve a participação efetiva dos nutricionistas da SEEDF que acompanharam os alunos em todas as fases da competição.

 

Foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma surpresa muito grande, porque a gente viu o engajamento dos adolescentes e dos jovens para realizarem as receitas saudáveis. E junto a isso, a gente viu somadas a questão do empreendedorismo, da habilidade para a vida, que eles foram construindo ao longo de todo o jogo“, comenta Nayara Dias, nutricionista da SEEDF.

 

Governo do Distrito Federal