Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/09/24 às 18h46 - Atualizado em 25/09/24 às 13h43

Alunos da rede pública do DF conquistam primeiras medalhas nos JEBs 2024

Um dos destaques dos primeiros dia de competição foi o wrestling, com medalhas de ouro, prata e bronze

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

O wrestling foi a modalidade destaque dos primeiros dias de competição | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Foi logo nos primeiros dias de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2024 que os estudantes atletas do Distrito Federal conquistaram as primeiras medalhas. Um dos destaques foi o wrestling que garantiu ao DF medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Entre os vencedores está Luis Gilberto Muniz, de 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Lobo Guará, que vai levar para casa a medalha de prata na série ouro da competição. Natural de Cuba, Luis começou sua trajetória no wrestling aos seis anos de idade.

 

Eu conheci o esporte porque minha mãe queria me colocar no judô, mas um professor viu potencial em mim e me incentivou a lutar”, contou Luis. O estudante lembrou que, embora nunca tenha conquistado uma medalha de ouro em seu país, já soma mais de 12 vitórias na categoria de 38 e 42 quilos no Brasil. “O esporte melhorou minha vida”, completou.

 

Quem também subiu na modalidade foi a aluna Fernanda Gonçalves, da Escola SEB Brasília, que garantiu o ouro na competição na disputa da série bronze. Já Arthur Fernandes, 13 anos, do CEF Gan garantiu a medalha de bronze na série prata.

Interesse

 

O interesse pelo wrestling, modalidade olímpica de luta que surgiu na Grécia Antiga, vem pelos mais diversos motivos. A lutadora Julia Rodrigues, de 13 anos, do Centro Educacional (CED) 01 Itapoã, começou no esporte há três anos com o objetivo de perder peso. “Quase desisti, mas o professor Rodrigo me incentivou a continuar. Esta é minha primeira participação nos JEB’s e estou muito feliz”, relatou.

 

Já a medalhista de bronze Evellyn Cristiny, de 14 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Doutora Zilda Arns, é considerada uma promessa no wrestling, tendo iniciado a prática há apenas três meses. “Eu jogava vôlei e futebol, mas me interessei pela luta quando a professora me apresentou ao professor Rodrigo. Treinei muito e agora estou aqui com minha primeira medalha”, comemorou.

 

O professor e técnico esportivo Rodrigo Virmond, responsável pelas atletas, destaca a evolução do wrestling no DF. “A presença da Confederação Brasileira de Wrestling e o apoio do Ministério do Esporte têm sido fundamentais. Temos quatro escolas públicas com tapetes de luta, e isso reflete no resultado dos nossos alunos”, explicou.

 

Além do wrestling, outras modalidades, como tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica, judô e voleibol, foram disputadas no domingo (22).

Iniciação esportiva

 

Os Centros de Iniciação Esportiva oferecem treinamento em modalidades individuais e coletivas para jovens a partir de 7 anos | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Marcelo Magalhães, da Gerência de Desportos (Gdesp) da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), enfatiza a importância de um programa da casa, o Centro de Iniciação Desportiva (CID), cujo objetivo é ofertar diversas modalidades esportivas para estudantes de escolas públicas e comunidade.

 

O Centro de Iniciação Esportiva oferece treinamento em modalidades individuais e coletivas para jovens a partir de 7 anos. Nosso foco é proporcionar acesso a alunos da rede pública, complementando a educação física escolar e preparando atletas para um futuro profissional no esporte. Temos exemplos de sucesso, como o medalhista olímpico Caio Bonfim, que começou em nossos projetos”, destacou Marcelo.

 

Atualmente, há no DF 93 polos CID’s espalhados em 14 Coordenações Regionais de Ensino. A iniciativa alcança um total de 6,5 mil estudantes de escolas públicas, em diversas modalidades, como futsal, voleibol, natação, wrestling e outras.

Governo do Distrito Federal