Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/09/24 às 19h00 - Atualizado em 9/09/24 às 14h03

Secretaria de Educação do DF participa do desfile de 7 de setembro

500 estudantes da rede pública e privada participaram da cerimônia com diversas apresentações

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

500 estudantes participaram do desfile de 7 de setembro.| Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal participou, neste sábado (7/9), do desfile de 7 de setembro, data em que se comemora os 202 anos de independência. A cerimônia foi realizada na Esplanada dos Ministérios e contou com a apresentação de 500 estudantes da rede pública e privada, divididos em oito escolas, além de 50 servidores da Secretaria e sete representantes das Coordenações Regionais de Ensino (CREs). Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao evento. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente.

 

Na festividade, as escolas presentes realizaram apresentações com temáticas envolvendo homenagens ao povo gaúcho. Para a Escola Classe 4 do Núcleo Bandeirante, por exemplo, o tema foi “Somos todos gaúchos e prendas”. Além disso, os alunos também fizeram referência à Cúpula do G20, que concentra as 19 maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana, já que o próximo Encontro será realizado em novembro, no Rio de Janeiro, e atualmente o Brasil está na presidência.O Centro Educacional 619 de Samambaia desfilou com as bandeiras representando cada estado brasileiro.

 

Alunas da Escola Classe 4 do Núcleo Bandeirante representam as prendas, do Rio Grande do Sul. Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF.

 

Uma grande novidade este ano foi a apresentação de alunos com deficiência da Escola Classe 4 do Núcleo Bandeirante. Gustavo de Souza, aluno do 5º ano do colégio, se apresentou em Libras ao Presidente da República, e também relatou à Secretaria de Educação por meio da intérprete, Keila de Barros. “Estou nervoso, mas também estou feliz por causa da inclusão. É muito bom estar todo mundo junto e participar do desfile”.

Gustavo de Souza é deficiente auditivo e é a primeira vez que participa do desfile do Dia da Independência. Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF.

 

Maria Augusta Ferreira, mais conhecida como Tia Augusta, é professora há quase 30 anos da Secretaria de Educação. O mais bacana é que o nosso programa do quinto ano envolve cidadania e casou justamente com o conteúdo do desfile. Então a gente reforçou esses valores e levou as crianças a entenderem que era um orgulho estar na avenida. Eles vêm para representar o povo gaúcho, para mostrar a força desse povo”, destacou.

 

Também passaram pela avenida atletas olímpicos que representaram o Brasil nas Olimpíadas sediada em Paris, como Caio Bonfim, ex-aluno do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Secretaria de Educação do DF, além de militares das Forças Armadas, policiais militares e o Corpo de Bombeiros. A Esquadrilha da Fumaça encerrou o evento.

 

O Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama se apresentou com sua banda marcial. Mirela Soares, de 14 anos, confessou ter ensaiado bastante até o grande dia. “Nós vamos apresentar uma parte da nossa escola, querendo ou não, a gente vai mostrar um pouco de como a gente é, da honra que a gente tem pelo nosso País e tudo mais. Ensaiamos bastante e estamos aqui firmes e fortes.

 

Banda marcial do CEF 11 do Gama é formada desde 1999 e se apresentou no desfile.Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF.

Plateia 

As apresentações contaram com a presença de 8.812 pessoas, entre militares e estudantes do DF. Com a temperatura em torno de 27º e umidade do ar em 33%, os espectadores e participantes contaram com o apoio da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) no fornecimento de água potável em pontos estratégicos da Esplanada dos Ministérios. Ao todo, foram disponibilizados 32.500 litros ao público.

 

Uma pessoa que acompanhou os ensaios e preparativos do desfile foi Stefany Carvalho, irmã da aluna da EC 4 do Núcleo Bandeirante, Cristiane Carvalho. “É a primeira vez que minha irmã desfila e é o último ano dela na escola. Então ela quer fechar esse ano com chave de ouro. Eu acho muito importante ela participar desse tipo de evento”, afirmou.

 

Governo do Distrito Federal