Iniciativa em parceria com a Neoenergia contou com diferentes oficinas
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
A manhã dessa sexta-feira (30/8) dos estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 113 do Recanto foi cheia de música, teatro, dança, grafite e teatros. A ação faz parte do Festival “Tô Ligado na Energia“, uma iniciativa educativa resultado da parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a companhia energética Neoenergia. O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a importância da utilização racional da energia, por meio de atividades de arte.
Leia também
O projeto é realizado em três etapas: capacitação dos professores, atividades no Caminhão Móvel e o Festival “Tô Ligado na Energia“, que consiste no evento de premiação da gincana realizada durante duas semanas na escola, com atividades de música, dança e teatro. Os alunos se dividiram em três equipes, amarela, verde e azul para participar.
Foram escolhidos 12 líderes e influenciadores para cada equipe e esses alunos receberam capacitação de liderança, além de fazerem uma visita à Neoenergia e um treinamento sobre mídias sociais no Sesilab. Os demais estudantes participaram de cinco oficinas (música, teatro, dança, grafite e cenografia) durante duas semanas, que tiveram o fechamento com o festival, onde aconteceu a premiação das equipes.
Segundo a Mariana Ayres, coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, esses projetos influenciam diretamente no comportamento e na aprendizagem dos estudantes, tornando-os cidadãos mais conscientes. “Por meio dos projetos conseguimos despertar algo no estudante que é fantástico, sempre levando conhecimento, aprendizado, por meio de atividades criativas“, comentou Mariana.
A supervisora do CEF 113 Recanto das Emas, Rúbia da Silva, conta que o projeto agregou toda a equipe da escola, os alunos e famílias. Ela relembrou que um evento com a participação dos pais, no qual a Neoenergia fez uma campanha de troca de lâmpadas incandescenetes ou fluorescentes por LED. Cada família pôde levar as lâmpadas que tivessem em casa e receberiam uma de LED em troca. “Por meio dessas ações, conseguimos conscientizar toda a comunidade, que se engajou totalmente no projeto“, destacou Rúbia.
Ao final do evento, a equipe amarela foi anunciada como vencedora do Festival “Tô Ligado na Energia” e a aluna Lorrane Souza, 14 anos, integrante da equipe, conta que foi se envolvendo aos poucos com o projeto. “O que eu mais gostei foram as apresentações de dança. Eu achei incrível. Espero que tenha mais projetos como esse aqui na escola“, disse.