28/08/24 às 16h56 - Atualizado em 29/08/24 às 8h31

SEEDF promove evento sobre Agosto Lilás na Câmara Legislativa

Durante o evento, a Subin apresentou o Caderno Pedagógico Agosto Lilás

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

Além da Secretaria de Educação do DF, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria da Mulher do DF (SMDF) | Foto: Vinícius de Melo/SMDF.

A Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) promoveu nesta quarta-feira (28) a 2ª edição do evento “Agosto Lilás: pela valorização de meninas e mulheres do Distrito Federal”, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento, para a divulgação das ações do programa Agosto Lilás, contou com a participação de representantes da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (GDHD) da pasta, e da Secretaria da Mulher do DF (SMDF).

A Campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei Federal nº 14.448 de 2022, determina que União, Estados e Municípios devem promover, no mês de agosto, ações para a consciência da sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006, que completou 18 anos em 2024.

A subsecretária da Subin, Vera Barros, representou a SEEDF na abertura do evento. “O objetivo do Agosto Lilás é fortalecer ainda mais esse sentimento de que nós temos que dizer não à violência e sim ao diálogo e à paz. Sentimento que nós, mulheres, queremos repassar para toda a sociedade. A Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria da Mulher, realiza uma série de ações para a comunidade escolar, para a formação e a capacitação com foco na inclusão e nos direitos humanos, pois sabemos que a educação transforma”.

O evento tem como objetivo favorecer o debate no âmbito da SEEDF, criando o espaço para a reflexão sobre temas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Busca também fortalecer o compromisso com ações que fomentem uma educação para estabelecer relações saudáveis, com vistas à prevenção da violência contra mulheres.

A secretária executiva da Secretaria da Mulher do DF, Jackeline Domingues, detalhou a importância da parceria. “Temos realizado um trabalho contínuo e transversal, envolvendo diversas áreas do governo e da sociedade civil. Entendemos que a educação é a grande aliada no combate à violência contra a mulher, pois, por meio dela, podemos transformar mentalidades e promover a igualdade de gênero desde cedo“, afirmou.

A organização do evento ficou a cargo da Diretoria de Serviços de Apoio à Aprendizagem, Direitos Humanos e Diversidade, por meio da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade. Foram convidados os palestrantes Ben-Hur Viza, juiz de direito, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e idealizador do projeto Maria da Penha vai à Escola; Nair de Lima Moreira, policial judicial do TJDFT, Supervisora do Núcleo de Policiamento do Fórum de São Sebastião; e Regilene Siqueira Rozal, subsecretária de prevenção à criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e delegada de polícia.

Caderno pedagógico

A subsecretária da Subin, Vera Barros (com o microfone), representou a SEEDF na abertura do evento | Foto: Vinícius de Melo/SMDF.

Durante o evento na CLDF, a Subin apresentou o Caderno Pedagógico Agosto Lilás, documento orientador que reúne informações teóricas e de utilidade pública, indicações de serviços, além de sugestões de atividades pedagógicas sobre o tema. O objetivo do Caderno é auxiliar professores na promoção de ações de valorização de meninas e mulheres, e de conscientização quanto ao enfrentamento às diversas formas de violências contra as mulheres.

Vera Barros destacou a importância do fornecimento de informações para a comunidade escolar. “Levamos um trabalho importante para a rede pública de ensino, com palestras inclusivas e um caderno pedagógico, disponibilizado virtualmente para todas as escolas, que contém uma coletânea de depoimentos, sugestões de práticas pedagógicas e toda a legislação pertinente à prevenção da violência contra a mulher”, disse.