22/08/24 às 10h11 - Atualizado em 22/08/24 às 10h18

Plenarinha do Recanto das Emas celebra protagonismo infantil das escolas da região

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

Plenarinha do Recanto das Emas contou com a participação de cerca de 700 crianças de até 5 anos de idade | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) celebrou, nesta quarta-feira (21), o protagonismo infantil nas unidades de ensino da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Recanto das Emas, com a realização da etapa regional da 12ª edição da Plenarinha. Este ano o tema é ”Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”.

A coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres, explicou que o projeto acontece em três etapas: local, realizada nas escolas que desenvolvem as atividades com os estudantes; regional, que é organizada de forma individual por cada uma das 14 regionais de ensino do DF; e distrital, que reúne escolas de diversas regiões do DF. “Esse momento para as crianças é fantástico, elas vão vivenciar tudo que foi trabalhado nas escolas. Estamos apresentando o Recanto das Emas, para que as crianças conheçam e valorizem sua cidade”, detalhou a coordenadora.

COORDENAÇÕES REGIONAIS DE ENSINO

O evento aconteceu no Projeto Integral de Vida Pró-Vida, no Núcleo Rural Vargem da Benção, no Recanto das Emas, e contou com a participação de cerca de 700 crianças de até 5 anos de idade, de 15 escolas públicas e conveniadas da educação infantil da regional de ensino. A programação do projeto contou com diversas oficinas e contação de histórias voltadas para os pequenos.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da abertura do evento ativamente, interagindo com os estudantes, educadores e demais profissionais da educação em todas as oficinas do projeto. Hélvia destacou a relevância desses 12 anos do programa. “A Plenarinha é um evento muito importante da Secretaria de Educação, que vem dar à educação infantil o protagonismo que ela merece, ressaltou.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá (de preto), participou das atividades da Plenarinha do Recanto das Emas | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Parcerias

As escolas da CRE do Recanto das Emas participaram do projeto na manhã desta quarta-feira, quando exploraram como é a cidade em diferentes áreas: educação, saúde, esporte, lazer, meio ambiente, segurança, arte e cultura. As oficinas do evento contaram com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, do Zoológico, da Polícia Militar, e também com o apoio da Caesb, para que as crianças pudessem vivenciar na prática tudo o que foi trabalhado em sala de aula.

A cada ano, as ações promovem o envolvimento das crianças com o mundo, de modo que elas possam conhecer, ouvir, sentir, contar, imaginar e criar suas próprias histórias, por meio de brincadeiras e vivências, trazendo uma temática nova a cada edição. Além de permitir que os estudantes tenham um dia dedicado à diversão, o evento traz a oportunidade de expor o trabalho feito pelas crianças em torno do tema.

A programação contou com diversas oficinas e contação de histórias voltadas para os pequenos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Mariana Ayres, coordenadora da Regional do Recanto, destacou o protagonismo dado às crianças, que tiveram oportunidade de falar sobre o que elas querem para a cidade. “Esse ano a gente está ressignificando a Plenarinha, para as crianças terem essa participação, esse protagonismo, elas dizerem o que elas querem, o que elas pensam daqui do Recanto. E para que elas possam ser realmente também ouvidas”, explicou.

A servidora da Regional de Ensino do Recanto, Beatriz Oliveira Costa, falou sobre os planos para o desenvolvimento do projeto. “No dia 11 de setembro, na nossa Regional, vamos fazer uma plenária com a presença de autoridades, e as crianças vão entregar cartas e desenhos, sobre o que elas querem para o Recanto das Emas”, antecipou a educadora.

Prevenção ao abuso

Uma novidade dessa edição regional ficou por conta das oficinas do projeto “Pró-Vida, Eu me Protejo – Prevenção em Ação”, de prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, que busca implantar uma cultura de proteção nas escolas, em especial na primeira infância. As atividades da oficina apresentaram material educativo para todas as turmas, por meio de uma linguagem simples e lúdica, para ensinar as crianças pequenas com eficácia sobre a consciência de seu próprio corpo.

O presidente do projeto Pró-Vida, Celiomar Dias de Oliveira, falou sobre a  importância  da iniciativa. “Temos como objetivo fazer formação dos profissionais que atuam na primeira infância aqui na cidade do Recanto das Emas. A intenção é levar o conhecimento e fazer com que essas escolas possam desenvolver boas práticas”. O Pró-Vida conta ainda com um concurso de melhores práticas, entre as escolas participantes, com prêmio de R$ 10 mil para a unidade vencedora desenvolver seu projeto.