21/08/24 às 18h40 - Atualizado em 21/08/24 às 18h49

Santa Maria recebe encontro de participantes do programa Ginástica nas Quadras

Evento faz parte da programação do Agosto Lilás, em prol do enfrentamento da violência contra mulher

Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Atualmente, o programa atende 4.500 pessoas nas 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Saúde física e mental: esses são os focos do Programa Ginástica nas Quadras, fomentado desde a década de 80 pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. O programa é composto por professores de educação física da Secretaria de Educação, além de uma equipe multidisciplinar, e tem como objetivo desenvolver atividades físicas que ajudam a evitar doenças ligadas ao sedentarismo, bem como contribuem para saúde mental e a sociabilidade aos seus participantes.

Em consonância à programação do Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher, a Coordenação de Santa Maria, em parceria com Unidade Regional de Educação Básica, organizou organizou nesta quarta-feira (21) um encontro das participantes do programa Ginástica nas Quadras de Santa Maria, Samambaia e Gama no Ginásio do Centro de Educação Profissional de Santa Maria.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do “Ginástica nas Quadras” para a saúde da mulher. “Esse programa não beneficia somente a parte física, mas também a mental, pois garante a essas mulheres façam atividades físicas, mas também encontrem ali um espaço de convívio e acolhimento“, ressaltou a secretária.

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani e deputada distrital Jaqueline Silva, entre outras autoridades, estiveram presentes no evento | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Atualmente, o programa atende 4.500 pessoas nas 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal. Uma delas é a senhora Domingas Pereira Chaves, de 63 anos, moradora de Santa Maria. “Para mim esse programa é saúde física, mental, espiritual e emocional. Apesar da minha idade, eu não sinto dor nenhuma no meu corpo. Eu participo de todas as atividades. Então, eu só tenho que agradecer a Deus por esse programa e pela vida das professoras”, comentou.

Professores de Santa Maria e Samambaia animaram o encontro com coreografias dançantes para as mais de 300 alunas presentes e o evento também contou com depoimentos e reflexões sobre a violência contra a mulher.

“Esse programa não beneficia somente a parte física, mas também a mental”, ressaltou a secretária Hélvia Paranaguá (de roxo) | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.