19/08/24 às 13h57 - Atualizado em 19/08/24 às 14h12

EC 19 celebra 60 anos e consolida liderança no Ideb

Escola de Taguatinga Norte é destaque como referência educacional no DF

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

No dia 16, última sexta-feira, a EC 19 de Taguatinga Norte celebrou 60 anos de história, consolidando-se como uma das escolas de maior destaque no Distrito Federal e referência no Ideb em Taguatinga. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

A Escola Classe 19 (EC) de Taguatinga Norte celebrou recentemente 60 anos de atuação, consolidando sua importância na educação da região. A escola alcançou o primeiro lugar em Taguatinga no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ocupa a nona posição entre as escolas do Distrito Federal nos anos iniciais do ensino fundamental, com uma nota de 7,3.

A cerimônia, realizada na última sexta-feira (16), contou com a presença de autoridades, como os deputados Reginaldo Veras (PV) e Chico Vigilante (PT), além de representantes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Ana Cláudia Veloso, que esteve representando a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o deputado Gabriel Magno (PT). O administrador de Taguatinga, Renato dos Santos, e o coordenador Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi, também marcaram presença. No entanto, os principais homenageados foram os profissionais da educação, reconhecidos por sua dedicação e trabalho árduo, que contribuíram para o sucesso da escola.

Aos poucos, fomos subindo degrau por degrau, corrigindo os erros dentro da escola e trazendo novas propostas❞
Thaís Andrade, diretora, diretora da EC 19 de Taguatinga

Thaís Andrade, diretora da Instituição há 16 anos, destacou a importância do esforço contínuo que levou ao excelente desempenho no Ideb. “Essa colocação é o resultado de um trabalho de muitos anos. Aos poucos, fomos subindo degrau por degrau, corrigindo os erros dentro da escola e trazendo novas propostas. No início, quando o Ideb foi implementado, éramos a penúltima escola. Esse crescimento é um sinal do comprometimento do grupo, que trabalha com seriedade e dedicação”, afirmou.

Durante o evento, marcaram presença autoridades como os deputados Reginaldo Veras (PV) e Chico Vigilante (PT), além de Ana Cláudia Veloso, representante da secretária de Educação Hélvia Paranaguá, o deputado Gabriel Magno (PT), o administrador Renato dos Santos e o coordenador Regional Murilo Marconi.Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

O coordenador Regional de Ensino, Murilo Marconi, ressaltou o papel do ensino integral na formação dos alunos. “Uma escola integral vai além da educação; ela cria uma comunidade, agregando valor à vida social dos estudantes”, explicou.

Uma escola integral vai além da educação; ela cria uma comunidade, agregando valor à vida social dos estudantes❞
Murilo Marconi, coordenador regional de ensino de Taguatinga

A celebração incluiu apresentações culturais, como a declamação do poema “A Casa Feita de Sonhos”, pela professora Márcia Bittencourt, e a tradicional coreografia e canto da música “Lindo Lago do Amor”, de Gonzaguinha, pelos alunos, uma prática que atravessa gerações na escola.

Nília Raquel Oliveira, chefe de secretaria, destacou a história da Escola Classe 19, que começou em 1964 em um prédio que anteriormente servia como dormitório para os trabalhadores que construíram Brasília.

Guardamos documentos dos primeiros alunos, com fotos e assinaturas. Muitas vezes, ex-alunos retornam para rever suas fichas de matrícula ou as de seus pais. Já atendemos cerca de 10 mil estudantes ao longo desses anos”, comentou.

Com seis décadas de história, a Escola Classe 19 de Taguatinga Norte continua a se destacar pela excelência educacional, sendo um exemplo de compromisso e dedicação no Distrito Federal.