17/08/24 às 14h55 - Atualizado em 17/08/24 às 15h18

Educação Verde: Encontro com ex-ministro do Butão inspira transformação nas Escolas

Thakur Powdyel compartilha a visão de “Escolas Verdes” e destaca a importância de integrar valores humanos ao currículo educacional

Da João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Secretária de Educação Hélvia Paranaguá recebe o Professor e ex ministro da Educação do Betão, Thakur Powdyel. Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebeu, na última quarta-feira (14), o professor e ex-ministro da Educação do Butão, Thakur S. Powdyel. Durante o encontro, o educador apresentou sua visão sobre as “Escolas Verdes” como uma jornada de mudança para o sistema educacional. “Os educadores são profissionais extremamente importantes. Em qualquer lugar do mundo, nossa paixão e responsabilidade é fazer do mundo um lugar melhor”, destacou.

Os educadores são profissionais extremamente importantes. Em qualquer lugar do mundo, nossa paixão e responsabilidade é fazer do mundo um lugar melhor.❞
Thakur S. Powdyel, professor e ex-ministro da Educação do Butão

Cosete Ramos, uma das primeiras estudantes do sistema educacional de Brasília e articuladora da palestra, esteve presente no evento. Ela ressaltou a importância do conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) como uma nova métrica para medir o bem-estar de uma nação. “Realizamos em Brasília o 1º Congresso Internacional da Felicidade. Este evento, que não é uma pauta brasileira e sim global, trouxe à tona a importância do FIB como uma nova forma de medir o bem-estar de uma nação, em substituição ao tradicional Produto Interno Bruto (PIB). Tivemos a honra de trazer o exemplo do primeiro país do mundo que decidiu revolucionar a avaliação de suas contas públicas adotando o FIB (Butão)”, afirmou.

Secretária Hélvia exalta a importância de cada um levar pada os espaços de trabalho a semente verde da esperança. Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Thakur, pioneiro na implementação do FIB, também explorou o conceito de Escola Verde, descrito em sua obra “Minha escola verde”. Ele discute os oito níveis de consciência fundamentais para a construção de um futuro melhor, como o verde cultural, verde social, verde intelectual e verde espiritual. A ideia de uma Escola Verde desafia o progresso convencional ao incorporar a preservação da vida e o bem-estar no centro da prática pedagógica.

Durante a palestra, Thakur respondeu a perguntas dos participantes, abordando a integração da visão verde no currículo escolar. Ele enfatizou: “Precisamos ver o currículo como um caminho, um guia para discutir o mundo. Como professores, temos duas coisas que fazemos que são muito importantes. Primeiro, ensinar o que sabemos, transmitir o conteúdo. Segundo, e talvez mais importante ainda, transmitir o que somos, nossos valores, sonhos, ideias e esperanças.

Que cada um leve para seus espaços de trabalho essa semente verde, essa esperança. E que não percamos esse amor, maior que o currículo, nossa essência, nosso carinho com o próximo.❞
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF

Palestrante Thakur S. Powdyel com a Secretária Hélvia e a organizadora do evento Cosete  Ramos. Foto: Felipe Noronha, Ascom/SEEDF

Sobre as mudanças trazidas pela pandemia, Thakur destacou a importância da humanização, observando que “o mundo se tornou mais humano, mais verde”, citando exemplos de solidariedade, como pessoas tocando música para as outras da varanda e vendendo pertences para ajudar na compra de vacinas.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, agradeceu a presença de Thakur e reforçou: “Que cada um leve para seus espaços de trabalho essa semente verde, essa esperança. E que não percamos esse amor, maior que o currículo, nossa essência, nosso carinho com o próximo”, disse a gestora.

A visita de Thakur S. Powdyel gerou uma reflexão sobre o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável e humano. Ao propor a integração dos valores do bem-estar e da preservação ambiental no currículo, ele desafia a todos a reimaginar as escolas como espaços de formação integral, onde o conhecimento é transmitido com empatia e responsabilidade. “A semente verde plantada durante esse encontro deve ser regada com ações concretas, para que possamos moldar um mundo onde o progresso não seja medido apenas em números, mas também na qualidade de vida e felicidade das pessoas”, concluiu.