Evento, realizado esta semana, contou com apresentação musical dos alunos
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Além de ensinar a alemão para estudantes da rede pública, o Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília apostou, nesta semana, em uma iniciativa diferente para estimular o intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha. Na última quarta (5), a escola celebrou a Semana da Língua Alemã, evento anual proposto no Brasil pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, e os 200 anos da imigração alemã ao Brasil. A celebração contou com a presença de autoridades, incluindo a chefe do Departamento de Cultura e Imprensa da Embaixada da Alemanha, Claudia Seidler, e a assistente da iniciativa PASCH (Escolas: parceiras para o futuro), Carla Marques, entre outras.
Leia também
A Semana da Língua Alemã é um evento anual que promove a cultura e a língua alemã no Brasil. Este ano, a celebração ganhou um significado especial, comemorando dois séculos de imigração alemã no país. Para celebrar a data, o CIL contou com uma série de atividades culturais, incluindo apresentações musicais dos estudantes, visitas à exposição “Komplett Kafka”, no Museu de Arte de Brasília, palestras e a finalização com a apresentação do coral da escola: o Musicil.
Estudantes do CIL 01 participaram das ações e compartilharam o sentimento de aprender mais sobre uma nova língua. Bernardo Maia, de 15 anos, estuda no CIL há 3 anos. Inicialmente, escolheu o curso de inglês, mas depois de um ano decidiu cursar alemão. “Eu vi que era o único CIL que tinha essa língua disponibilizada e eu fiquei interessado e acabei gostando. Eu acho que é muito importante as pessoas entenderem como funciona a cultura dos outros, pois muitas vezes elas não fazem ideia,” comentou o estudante.
Por meio do ensino de línguas estrangeiras, o CIL 01 de Brasília promove a diversidade e o intercâmbio cultural essencial para a formação cidadã. Oferecendo uma variedade de cursos, a escola busca proporcionar aos seus alunos uma educação de qualidade e oportunidades de conexão com outras culturas.
A coordenadora e professora de alemão no CIL 01, Renata Portella, destacou o apoio dado pela iniciativa PASCH à escola. “Nossa escola tem obtido resultados expressivos no curso de alemão e nada disso seria possível sem o PASCH. Recebemos formação continuada, material de trabalho e nossos alunos têm conquistado, por meio de bolsas, diversas oportunidades de trabalho e estudo na Alemanha. Temos muito a mostrar e do que nos orgulhar“, disse.
Pela SEEDF, estiveram presentes a diretora do CIL 01 de Brasília, Dóris Scolmeister da Silva, e a vice, Mônica Haruni, que abriram e fecharam o evento. O assessor da Coordenação Regional do Plano Piloto Juarez de Paiva Brito Junior também participou da ação.