5/06/24 às 14h54 - Atualizado em 6/06/24 às 16h42

Educação antirracista no Recanto promove a diversidade nas escolas

O 1º Fórum Antirracista apresentou práticas desenvolvidas nas instituições

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Alunos apresentaram peça teatral com reflexões sobre o impacto do racismo na sociedade. FOTO: Reprodução.

Educação antirracista o ano todo. A comunidade educacional do Recanto das Emas reuniu-se nesta quarta-feira (05) para o 1º Fórum de Educação Antirracista. O evento, realizado no auditório da Coordenação Regional de Ensino, teve como finalidade apresentar as práticas antirracistas desenvolvidas nas unidades escolares da região. A solenidade contou com a participação da coordenadora de ensino, Mariana Ayres, além de educadores e convidados, como o deputado federal Chico Vigilante (PT) e o deputado distrital Fábio Félix (PSOL).

O objetivo do Fórum é a apresentação de projetos e práticas antirracistas desenvolvidos em nossas unidades escolares. Então, pedi para os alunos que pudessem mostrar um pouquinho do trabalho que está sendo realizado aqui em nossa cidade, para percebermos o potencial dos nossos estudantes”, enfatizou a coordenadora da regional de ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres.

O destaque do evento foi a apresentação teatral da companhia Formigueiro de Teatro dos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 804, com a encenação do espetáculo “Sabe por que tu não deu bola?”. A peça, sob orientação do professor e arte educador Tiago Leal, das professoras Fabiana Rodrigues, Juliana Soares, Rosa Vasconcelos e Raíssa Costa, trouxe reflexões sobre o impacto do racismo na sociedade, sendo premiada no Festival Estudantil de Teatro Amador 2023 como melhor espetáculo e melhor performance musical.

A companhia começou em 2018 e atualmente conta com 18 estudantes e ex-estudantes no elenco, porque muitos deles já concluíram o ensino médio, porém fazem parte do projeto. O grupo trabalha essas questões relacionadas ao racismo, violência contra a mulher, então vamos construindo espetáculos com essas temáticas também”, explica o educador Tiago Leal.

Além da apresentação teatral, o fórum também contou com performances musicais, destacando a importância da arte como ferramenta de sensibilização e conscientização sobre a temática do racismo. Durante as palestras e debates, os participantes ressaltaram a urgência de abordar o racismo nas escolas, não apenas como um problema social, mas também como uma questão educacional fundamental.

O deputado Chico Vigilante ressaltou o papel da escola na desconstrução de preconceitos e na promoção da igualdade racial. “É crucial que os educadores estejam preparados para abordar essa temática em sala de aula, criando um ambiente inclusivo e respeitoso para todos os alunos”, disse.

O fórum foi uma oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas no combate ao racismo nas escolas, reafirmando o compromisso da comunidade educacional do Recanto das Emas com a promoção da igualdade racial e o respeito à diversidade. Ainda assim, o projeto tem por objetivo fortalecer a educação de todos os segmentos e etapas de ensino, integrantes da rede pública de ensino, nos espaços mais inclusivos, combatendo as desigualdades históricas e culturais.

A Coordenação Regional de Ensino, com o apoio educacional, pretende ainda implementar a construção de um caderno-guia com práticas pedagógicas que desenvolvam ações voltadas para reconstruir uma educação antirracista nas unidades escolares.