Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/05/24 às 12h37 - Atualizado em 27/05/24 às 10h49

Escolas públicas do Paranoá visitam feira de agronegócio no PAD-DF

Também participaram do encontro o governador do DF, Ibaneis Rocha, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, acompanhou a visita das escolas públicas à 15ª edição da AgroBrasília | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF

 

Uma manhã especial para os estudantes das escolas públicas do Paranoá–DF. Nesta sexta-feira (24), cinco escolas da região visitaram a maior feira de agronegócio do Planalto Central – AgroBrasília 2024, que neste ano traz a temática “O agro do futuro a gente cultiva hoje”. O evento acontece até sábado (25) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, com exposições, palestras, maquinários e estandes de diferentes áreas da agropecuária. O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também compareceram à feira.

 

Pelo menos cinco escolas do Paranoá marcaram presença nesta manhã na AgroBrasília, entre elas: Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jardim 02, Escola Classe (EC) Itapeti, Escola Classe Natureza, Escola Classe (EC) 03 do Paranoá e Centro de Educação Infantil (CEI) Sussuarana. Os alunos tiveram a chance de explorar diversas inovações tecnológicas, participar de workshops e palestras, além de compreender melhor a cadeia produtiva do agronegócio, desde a produção até a comercialização do produto.

 

A visita dos estudantes da rede pública do DF ocorreu por meio do projeto Escola no Parque, idealizado pela Feira AgroBrasília. O projeto oferece aos estudantes da rede pública de ensino do DF a oportunidade de vivenciar de forma prática a riqueza do agronegócio brasileiro. Por meio das visitas e atividades interativas, as crianças exploram os diversos setores da Feira, descobrem os segredos das máquinas agrícolas que otimizam o plantio e a colheita no campo, as tecnologias dos insumos lançados na terra, além de aprenderem sobre as soluções financeiras que garantem o sucesso dos agricultores.

 

O passeio conta com uma passagem pelo espaço do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), onde as crianças aprendem um pouco mais sobre a força do cooperativismo. Logo após, no estande Escola no Parque, os estudantes têm acesso a curiosidades sobre o solo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, por fim, recebem uma série de materiais educativos sobre o respeito e educação no trânsito, desenvolvidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

 

Pelo menos cinco escolas do Paranoá marcaram presença nesta manhã na AgroBrasília | Foto: Jotta Castro, Ascom/SEEDF

 


A AgroBrasília é um evento importante não apenas para o setor agrícola, mas também para a educação dos nossos jovens, que podem vivenciar na prática os conceitos e tecnologias que estão moldando o futuro dessa importante área.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, comentou sobre a visita das escolas públicas à 15ª edição da AgroBrasília, destacando a importância dessa experiência para os alunos. “Estamos felizes em proporcionar aos nossos estudantes essa oportunidade única de aprendizado e interação com o universo do agronegócio”, afirmou. “A AgroBrasília é um evento importante não apenas para o setor agrícola, mas também para a educação dos nossos jovens, que podem vivenciar na prática os conceitos e tecnologias que estão moldando o futuro dessa importante área”, disse Hélvia.

 

Quem aprovou a visita foi o pequeno Davi Costa Cardoso, de 5 anos, do Centro de Educação Infantil (CEI) Sussuarana do Paranoá, que se encantou pelas máquinas e os animais da Feira. “Eu gostei muito de subir no trator e também adorei ver as ovelhas e os bois, então essa foi a parte que mais gostei do passeio”, comenta o estudante.

 

Para a professora do Davi, Jéssica Louzada de Moura, a experiência é fundamental para despertar o interesse dos alunos por áreas essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. “Estamos plantando sementes de conhecimento e incentivando nossos jovens a pensar no futuro de forma sustentável e inovadora”, explica a professora.

 

AgroBrasília 2024

 

 

 

Governo do Distrito Federal