23/05/24 às 18h21 - Atualizado em 24/05/24 às 12h14

Semana do Brincar promove o valor da ludicidade na infância

Iniciativa ocorre de 20 a 24 de maio em unidades de educação infantil do Distrito Federal

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

O Centro de Ensino Infantil 203 de Santa Maria organizou uma apresentação teatral com a história “Cachinhos Dourados e os Três Ursos” durante a Semana do Brincar. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Em meio à tecnologia e à rotina acelerada da sociedade contemporânea, o simples ato de brincar muitas vezes é subestimado. No entanto, a infância é uma fase crucial do desenvolvimento humano, e a brincadeira desempenha um papel fundamental nesse processo. Reconhecendo essa importância, a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove, de 20 a 24 de maio, a Semana do Brincar, uma campanha anual que visa sensibilizar sobre a relevância do brincar na formação das crianças.

Estabelecida pela Lei Distrital 13.257/2016, a Semana do Brincar no Distrito Federal tem como objetivo celebrar e conscientizar sobre a essência lúdica da infância. Realizada em unidades de educação infantil, a iniciativa proporciona uma série de atividades e reflexões sobre o universo infantil e suas necessidades.

No Centro de Ensino Infantil 203 de Santa Maria, a Semana do Brincar teve como tema “Desafios e Experimentos”, oferecendo contação de histórias, rodas de conversa, jogos interativos e brincadeiras de gincana. Uma das atividades destacadas foi a apresentação teatral da história “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”, encenada pelas crianças. Rosana Almeida, mãe do aluno Arthur de Almeida, de 4 anos, valoriza a participação nas atividades escolares do filho: “Eu me envolvo, pesquiso antes sobre o tema dos eventos. Quero que ele participe de todas as iniciativas da escola”.

Arthur de Almeida, aluno do CEI 203 de Santa Maria, e sua mãe, Rosana, participaram do dia de brincadeiras. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Na Semana do Brincar aqui na nossa escola, além das atividades teatrais, estamos abordando jogos matemáticos como uma forma divertida de aprendizagem e descobertas. As crianças se envolvem e nós ficamos muito felizes por brincar junto com elas”, conta Rosalina Bernardo, supervisora pedagógica do CEI 203 de Santa Maria.

Sobre a Semana do Brincar.

▃▃▃

A Semana do Brincar no Distrito Federal celebra e conscientiza sobre a essência lúdica da infância, proporcionando diversão, e desempenhando um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.

▃▃▃

Desde sua consolidação em 1998 como o Dia Internacional do Brincar, celebrado em torno de 28 de maio, a Semana do Brincar tem sido um catalisador global para reforçar a importância do brincar na vida das crianças. No Distrito Federal, essa semana especial não só celebra a ludicidade, mas também destaca o compromisso com o desenvolvimento saudável e integral das crianças.

Durante a semana, as instituições de educação infantil do Distrito Federal adotam uma abordagem criativa e abrangente, oferecendo atividades que incentivam a imaginação, cooperação e expressão individual das crianças. De jogos tradicionais a oficinas de arte e música, passando por contação de histórias e brincadeiras ao ar livre, cada momento é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Além de proporcionar diversão, o brincar desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. Através do jogo, elas exploram o mundo ao seu redor, experimentam papéis, resolvem problemas e constroem relações interpessoais. É um espaço onde a criatividade floresce, a autoconfiança é fortalecida e as habilidades sociais são cultivadas.

Entretanto, mesmo diante de sua importância incontestável, o brincar enfrenta desafios em um mundo cada vez mais tecnológico e estruturado. Por isso, iniciativas como a Semana do Brincar são essenciais para reafirmar seu valor e incentivar pais, educadores e a sociedade em geral a priorizar e proteger esse direito fundamental das crianças.