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23/05/24 às 14h43 - Atualizado em 23/05/24 às 14h52

Projeto “Cuidando de Quem Educa” encerra primeira edição

Iniciativa da CRE de Planaltina promoveu bem-estar de professores com atividades de autocuidado

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Considerando os desafios do dia a dia dos professores da rede pública do DF, o projeto articula uma corrente de cuidado mútuo por meio de um conjunto de práticas integrativas de saúde. André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Nesta terça-feira (22), o projeto “Cuidando de Quem Educa” da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina teve seu encerramento na Estação Ecológica de Águas Emendadas. A iniciativa foi criada para promover boas práticas de autocuidado e estratégias para lidar com o estresse e a sobrecarga enfrentados pelos profissionais da educação.

 

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O projeto “Cuidando de Quem Educa” foi criado para promover boas práticas de autocuidado e estratégias para lidar com o estresse e a sobrecarga enfrentados pelos profissionais da educação.

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A Estação Ecológica de Águas Emendadas é considerada um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil, conhecida por seu fenômeno natural e pela Lagoa Bonita, a maior lagoa natural do DF. Os participantes realizaram uma trilha ecológica, observando a biodiversidade local e contemplando a Lagoa Bonita, promovendo integração e reflexão.

 

O curso, composto por oito encontros, ofereceu workshops e atividades focadas em técnicas de mindfulness, exercícios de relaxamento, gestão do tempo e criação de ambientes de trabalho mais harmoniosos. Os participantes puderam compartilhar experiências e desenvolver habilidades para o autocuidado e bem-estar na vida profissional e pessoal.

 

Diante dos desafios enfrentados pelos professores da rede pública do DF, o projeto buscou criar uma corrente de cuidado mútuo por meio de práticas integrativas de saúde, visando um ambiente seguro e acolhedor. A iniciativa, lançada no início de 2024, contou com o apoio do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (CERPIS) e da Unidade Básica de Práticas Integrativas e Promoção da Saúde (UBS PIS).

 

Os participantes puderam compartilhar experiências e desenvolver habilidades para o autocuidado e bem-estar na vida profissional e pessoal. André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A Coordenadora Regional de Ensino de Planaltina, Raíssa Monteiro, destacou a importância do projeto e anunciou a abertura de novas turmas: “O projeto Cuidando de Quem Educa foi um projeto de oito encontros voltado para a saúde mental dos profissionais de educação da nossa cidade. E hoje a gente está encerrando esse projeto com uma trilha, com um piquenique, com certificação pela Secretaria de Educação com os cursistas. Um momento assim é muito importante e finalizamos hoje esse projeto já esperando o segundo ciclo com novos inscritos e com novos momentos”.

 

Importância da Educação Ambiental

 

A Estação Ecológica de Águas Emendadas é um laboratório vivo para a educação ambiental, abrigando rica biodiversidade e oferecendo trilhas ecológicas que proporcionam experiências práticas e imersivas. O local é famoso pelo fenômeno hidrológico da divisão das águas, onde as águas se dividem e seguem para duas grandes bacias hidrográficas da América do Sul, contribuindo para a preservação do equilíbrio ecológico e da biodiversidade regional.

 

Esse espaço aqui tem uma importância muito grande por contribuir com essas bacias. Daqui nós estamos mandando água para o Brasil inteiro, e aqui a unidade está muito bem conservada, tanto na fauna quanto na flora”, afirma Gesisleu, administrador do Esecae. “Essa unidade tem aproximadamente 50 nascentes que vão contribuir com as águas que abastecem o Distrito Federal, a água é de excelente qualidade por estar nesse ambiente tão preservado”, reforça.

 

Além de ser o local escolhido para encerramento da primeira turma do projeto Cuidando de Quem Educa, a Estação Ecológica de Águas Emendadas é um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil. Este espaço não apenas abriga uma rica biodiversidade, mas também desempenha um papel importante na educação ambiental, oferecendo um cenário ideal para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

 

No encontro final, os participantes foram envolvidos em diversas atividades interativas, incluindo uma trilha ecológica que permitiu a observação da biodiversidade local e, especialmente, a contemplação da majestosa Lagoa Bonita. Essas atividades foram planejadas para promover a integração entre os participantes e a natureza, oferecendo um momento de reflexão e renovação.

 

Os participantes foram envolvidos em diversas atividades interativas, incluindo uma trilha ecológica que permitiu a observação da biodiversidade local. André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A área é protegida e serve como um laboratório vivo para a educação ambiental. Suas trilhas ecológicas, lagoas e diversidade de fauna e flora proporcionam aos visitantes uma experiência prática e imersiva. Estudantes e professores de diversas instituições visitam a estação para realizar estudos de campo, observações e atividades de conscientização ambiental.

 

O encerramento do projeto “Cuidando de Quem Educa” na Estação Ecológica de Águas Emendadas simbolizou o início de uma nova fase de autocuidado para os educadores. A Secretaria de Educação do DF continuará investindo em programas que valorizem e apoiem seus profissionais, reconhecendo a importância de um ambiente educacional saudável e equilibrado.

 

Projeto Cuidando de Quem Educa

 

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