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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/04/24 às 14h56 - Atualizado em 17/04/24 às 8h40

Programa Alfaletrando, de alfabetização na idade certa, é lançado na rede pública do DF

O programa visa garantir a alfabetização de 100% das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

A expectativa é que o Programa seja implementado em todas as unidades escolares que oferecem o 1º e 2º ano do ensino fundamental | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

A alfabetização é a base do sucesso para uma educação de qualidade. Com esse entendimento, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) lançou nesta terça-feira (16), o Programa Alfaletrando, que tem como objetivo a promoção da alfabetização e do letramento de crianças, com vistas à melhoria da qualidade da educação básica em todo o DF.

 

O evento, realizado na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), contou com cerca de 600 pessoas, dentre representantes da Secretaria de Educação, do Ministério da Educação (MEC) e profissionais da educação básica. A implantação do programa é um esforço conjunto de todas as áreas da SEEDF.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, falou na abertura do evento, e, emocionada, destacou que o Alfaletrando se constitui como um dos programas pedagógicos mais importantes da Pasta. Vamos implementar um programa voltado para a alfabetização na idade certa. A criança que é alfabetizada no tempo certo segue adiante, sem reprovação, sem distorção e não abandona a escola, porque ela está motivada, sabe ler, já está lá na frente, disse Hélvia.

 

A gestora também ressaltou que o Alfaletrando é, sobretudo, um programa de inclusão. “Vamos trabalhar também com as crianças que têm necessidades especiais. Somos o único Estado que construiu o seu próprio programa de alfabetização, e eu tenho muito orgulho disso.”

 

Crianças que são alfabetizadas na idade certa, por volta dos sete anos, no ensino fundamental, têm mais chances de ir bem academicamente, além de se desenvolverem em habilidades cognitivas mais sólidas. Saber ler e escrever são passos essenciais para a compreensão de outras disciplinas, estimulando o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a autoconfiança.

 

Maria Elena é educadora há 25 anos na rede pública do DF e reforça a importância da alfabetização no tempo adequado | Foto: Rebecca Leal, Ascom/SEEDF.

 

A professora da rede e articuladora da Unidade de Educação Básica (Unieb), Maria Elena Tavares, comenta que participar do programa é um privilégio. Ela é educadora há 25 anos na rede pública do DF e reforça a importância da alfabetização e do letramento no tempo adequado.

 

Ainda existem crianças que estão no 5º ano, por exemplo, e têm dificuldades com a leitura e a escrita. O programa também ampara essas crianças, através do reforço de aprendizagens. Nós temos a formação aqui na Eape, junto com os articuladores locais e, juntamente com ele, nós formamos os cursistas, que são os professores que estão nas turmas de alfabetização”, explica Maria Elena.

 

Alfaletrando DF

 

O Programa foi instituído por meio do Decreto nº 45.495/2024, que tem como eixo norteador garantir o direito à alfabetização de crianças até os sete anos de idade, como forma de colaborar para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas.

 

Conforme o Decreto, são dois os objetivos do Programa:

 

I – garantir que 100% das crianças matriculadas na rede pública de ensino estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental; e,

 

II – recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos da rede pública de ensino, em vista do impacto da pandemia de Covid-19 para esse público.

 

A partir de agora, a expectativa é que a implementação do Programa ocorra em todas as unidades escolares que oferecem o 1º e 2º ano do ensino fundamental, concentrando esforços no processo inicial de alfabetização.

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