Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Aluna de Planaltina escreveu sobre a Constituição Federal e foi a escolhida do DF parao projeto Jovem Senador
Vinte e sete estudantes da rede pública de todo o país tomaram posse nesta terça-feira (20) como jovens senadores com direito a uma cerimônia formal e juramento no Plenário. O rito seguido pelos jovens senadores foi idêntico ao que é feito pelos escolhidos nas votações do Brasil.
Cada unidade da federação teve um representante escolhido para o projeto Jovem Senador a partir da redação selecionada no 11º Concurso de Redação do Senado Federal. Esse ano, o tema foi “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. O concurso existe desde 2011 e conta com mais de 1,5 bilhão de alunos participantes em todas as edições.
A Secretaria de Estado e Educação do DF enviou as três melhores redações à comissão do Senado para que uma fosse selecionada para receber o certificado e ficar entre os 27 vencedores. A estudante do Centro Educacional Várzeas (Planaltina-DF) Bianca Mingote foi a escolhida pelo Senado com a redação que teve como título “Constituição Cidadã: mudanças eficazes?”
“Eu realmente não esperava ter a melhor redação do DF. Estou muito feliz! O tema da redação foi uma oportunidade de conhecermos mais sobre as leis do país e os direitos garantidos na Constituição. Vejo que os direitos constitucionais são muito importantes, mas ainda temos que evoluir bastante para que eles ocorram de maneira plena e eficaz para todos”, analisa a aluna do 3º ano do Ensino Médio, que adora ler e escrever.
Aliás, o gosto pela leitura foi ressaltado como peça fundamental para o bom desempenho da estudante no concurso pela professora de língua portuguesa Divina dos Reis. “Quem lê muito, escreve bem. Essa relação é fundamental. A Bianca é uma aluna explementar e mereceu participar dessa premiação. Foi ótimo trabalhar o tema sobre a Constituição com nossos alunos”, destaca.
“Esse concurso foi uma excelente oportunidade de trabalhar o tema Constituição. Muitas escolas utilizarem o tema como uma forma dos estudantes treinarem para o simulado do Enem e ficarem melhor capacitados”, comenta Flora Laviola, gerente substituta de Programa e Projetos do Ensino Médio da SEEDF.
A senadora Ângela Portela (PDT-RR) presidiu o início dos trabalhos da sessão e elogiou os estudantes. “Vocês são um orgulho para nós. Quando a Constituição começou, vocês ainda nem eram nascidos e hoje colhem frutos dela”, ressalta a parlamentar.
A sessão também foi marcada pela eleição da Mesa Jovem 2018. O Senado Federal é dirigido pela Comissão Diretora, composta pelo Presidente, Primeiro e Segundo Vice-Presidentes. Os 27 jovens senadores fizeram uma votação simbólica desses cargos.