▎Edições
1ª | Tema | Plenarinha do Currículo
Objetivo | Possibilitar às crianças da Educação Infantil o exercício de cidadão ativo, por meio da escuta sensível. |
– |
2ª | Tema | Eu, cidadão – da Plenarinha à Participação
Objetivo | Possibilitar às crianças da Educação Infantil o exercício de cidadão ativo, conhecedor dos seus direitos e deveres. |
→ Eu cidadão – da Plenarinha à Participação |
3ª | Tema | Escuta sensível às crianças: uma possibilidade para a (re)construção do Projeto Político Pedagógico
Objetivo | Oportunizar a participação das crianças no Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar que oferta atendimento a Educação Infantil. |
→ Guia da III Plenarinha – Módulo I |
4ª | Tema | A cidade (e o campo) que as crianças querem
Objetivo | Estimular e favorecer a escuta e o diálogo com as crianças sobre os espaços e os lugares por elas ocupados. |
→ Guia da IV Plenarinha |
5ª | Tema | A criança na natureza: por um crescimento sustentável
Objetivo | Aproximar a criança da natureza com o intuito de despertar o interesse de conhecer, usufruir, cuidar e conservá-la a partir de atividades, interações e vivências que estimulem o desenvolvimento da sensibilidade e a construção de uma relação de reciprocidade da criança com a natureza, compreendendo o quanto ela é necessária. |
→ Guia da V Plenarinha
→ Guia da V Plenarinha (versão para impressão) → V Plenarinha – Divulgação da Etapa Regional (Recanto das Emas) – 2017 → Livro Meu Quintal (as crianças foram, convidadas a ilustrar o poema “Meu Quintal” da professora e escritora Ana Neila Torquato, que o produziu para a V Plenarinha) |
6ª | Tema | Universo do Brincar
Objetivo | Vivenciar o brincar, a brincadeira e o brinquedo como ferramenta para aprender, desenvolver e expressar-se de forma integral. |
→ Guia da VI Plenarinha |
7ª | Tema | Brincado e Encantando com Histórias
Objetivo | Promover a aproximação, envolvimento e encantamento das crianças com o mundo das histórias de modo que elas possam conhecer, ouvir, sentir, contar, imaginar e criar suas próprias histórias, por meio de brincadeiras e demais atividades. |
→ Guia da VII Plenarinha |
8ª | Tema | Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar
Objetivo | Desenvolver a consciência musical, imaginar e criar possibilidades para propiciar às crianças momentos que tenham significado para elas e que estejam repletos de musicalidade. |
→ Guia da VIII Plenarinha |
9ª | Tema | Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar
Objetivo | Desenvolver a consciência musical, imaginar e criar possibilidades para propiciar às crianças momentos que tenham significado para elas e que estejam repletos de musicalidade. |
→ Guia da IX Plenarinha |
10ª | Tema | Criança arteira: faço arte, faço parte
Objetivo | Promover a arte como um recurso que impulsiona o desenvolvimento de habilidades sob diferentes perspectivas. |
→ Guia da X Plenarinha |
11ª/12ª | Tema | Identidade e Diversidade na Educação Infantil: “Sou assim e você, como é?”
Objetivo | Apresentar uma base teórico-prática que oriente a realização dos projetos educacionais, com ênfase na identidade e diversidade das infâncias do DF. |
→ Guia da XI/XII Plenarinha Arquivo atualizado: 5/2/24 |