A Educação Especial é uma modalidade de Ensino ofertada nas Unidades Escolares Regulares e nas Unidades Escolares Especializadas: os Centros de Ensino Especial (CEE), o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a Escola Bilíngue Libras Português Escrito.
Essa modalidade de ensino é garantida aos estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD, bebês e crianças de 0 a 4 anos do Programa de Educação Precoce. Todas as escolas da Rede Pública de Ensino do DF que ofertam a Educação Básica e as Instituições Educacionais Parceiras são inclusivas, ou seja, se organizam para favorecer a cada estudante, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação, um ensino significativo, que reconhece e respeita as diferenças e responde a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Unidades especializadas
CRE | Escola | Endereço |
Brazlândia | CEE 01 | EQ 2/4, AE, St Norte |
Ceilândia | CEE 01 | EQNP 10/14, St P Sul |
CEE 02 | QNO 12, AE G | |
Gama | CEE 01 | EQ 55/56, AE 2, St Central |
Guará | CEE 01 | QE 20, Lt A, AE 01 |
Planaltina | CEE 01 | St Educacional, Lt 01 |
Plano Piloto | CEE 01 de Brasília | SGAN 610/611, Mod C (Entr L3 norte) |
CEE 02 de Brasília | SGAS 612, L2 Sul | |
CEEDV – Deficientes Visuais * | SGAS 612, Brasília/DF | |
Samambaia | CEE 01 | QR 303, Samambaia Sul |
Santa Maria | CEE 01 | QR 208, Santa Maria Sul |
Sobradinho | CEE 01 | Qd 14, AE |
Taguatinga | CEE 01 | Taguatinga Norte AE 12 |
Escola Bilíngue Libras e Português Escrito** | QNH 1/3 AE 2 – Taguatinga Norte |
* Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV): atendimento especializado ao estudante cego e de baixa visão visando complementação curricular específica necessária à educação e à reabilitação do estudante. Ainda, oferece atendimentos psicológico, fonoaudiológico, avaliação psicopedagógica, apoio à profissionalização, consistindo em encaminhamento para qualificação profissional e para o mundo do trabalho, oficinas de bijuteria e de argila, atividades de Educação Física, Educação Artística e Educação Musical.
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) ▼ Em funcionamento no CEEDV
↳ Oferece serviços de apoio pedagógico e de suplementação didática ao sistema de ensino como, por exemplo, produção de materiais didáticos, paradidáticos e literários em Braille e também no formato ampliado, de modo a proporcionar ao estudante cego e de baixa visão condições apropriadas para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Sua função não se restringe à área educativa, mas, também, à sociocultural, contribuindo para o desenvolvimento pleno das potencialidades do usuário e o seu preparo para o exercício da cidadania, vez que os professores também atuam nos atendimentos curriculares específicos, tais como: Digitação, Transferência Braille, Escrita Cursiva, Notações Específicas em Braille (NEB). A formação de professores também constitui uma atribuição do CAP.
** Escola Bilíngue Libras Português Escrito (EBT): Unidade Escolar regular, especializada e específica, em que a libras se constitui como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita (LP) como segunda Língua (L2), na oferta de Educação Básica (Educação Infantil, inclusive o Programa de Educação Linguística Precoce, Ensino Fundamental e Ensino Médio), e na Modalidade da EJA.
Centro de Capitação de Profissionais da educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) ▼ Desde 2021 passou a integrar a EBT
↳ Atua na elaboração e adaptação de material didático e apoio pedagógico para o estudante com Surdez/Deficiência Auditiva (S/DA) e Surdocegueira (SC), da Rede Pública de Ensino. Ainda, destina-se à capacitação de professores e de técnicos para atendimento às pessoas com surdez, integradas ou não no ensino regular, e que necessitam da utilização de outros recursos, não comuns aos demais estudantes, para o seu desenvolvimento educacional e sociocultural. Funciona como centro de capacitação de profissionais da educação e grupo de pesquisas em metodologias e atendimento às pessoas com surdez. É também um centro para discussão e para troca de experiências para a criação de metodologias adequadas à educação de surdos. Sua Estrutura Organizacional é composta por: Núcleo de Tecnologia e Adaptação de Material Didático (NUTAM), Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação (NUCAPE), Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NUADIP) e Núcleo de Convivência (NUCON).
Educação precoce
Programa de Educação Precoce (PEP): Programa do Governo do Distrito Federal, realizado desde 1987. É um serviço de atendimento educacional especializado, ofertado nos CEEs e escolas de educação Infantil, destinado a bebês e crianças bem pequenas (zero a três anos e onze meses),encaminhadas pelos serviços de saúde por apresentarem diagnóstico ou hipótese diagnóstica de deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA, síndromes, prematuridade ou outra necessidade específica que constitua risco para o desenvolvimento infantil, sinais de precocidade de altas habilidade se Superdotação, bem como crianças em situação de vulnerabilidade social.
Programa de Educação Linguística Precoce (PELP): Programa do Governo do Distrito Federal, realizado desde 2022. Trata-se de um atendimento educacional especializado, ofertado somente em Escola Bilíngue, visando garantir a imersão precoce para aquisição da Libras como primeira língua às crianças surdas. Tem como objetivo promover a aquisição da linguagem, em período propício, e o conhecimento de mundo, de forma a garantir o desenvolvimento linguístico, cognitivo, emocional, psíquico, social e cultural, bem como a formação da identidade da criança, a partir da promoção de seu desenvolvimento bilíngue. É ofertada em EB a todas as crianças S/DA com idade de zero a três anos e onze meses.
O PEP é ofertado em 20 Unidades Escolares distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino da SEEDF.
⇵ Escolas que ofertam o Educação Precoce e Educação linguística Precoce ▼
Educação Precoce
CRE | Escola | Endereço | Contato |
Brazlândia | CENEBRAZ | EQ 2/4, AE, St Norte | (61) 3901-3665 |
Ceilândia
|
CEE 01 | EQNP 10/14, St P Sul | (61) 3901-6870 |
CEE 02 | QNO 12, AE G | (61) 3901-8345 | |
Gama | CEE 01 | EQ 55/56, AE 2, St Central | (61) 3901-8129 |
Guará | CEE 01 | QE 20, Lt A, AE 01 | (61) 3901-3709 |
CEF 02 da Estrutural | Qd 02, AE, Cj 1, Scia 2 | (61) 3465-4477 | |
Núcleo
Bandeirante |
CAIC JK | SMPW Qd 06, AE nº 02 | (61) 3901-4350
(61) 3901-4349 |
CEI Riacho Fundo II | QN 14, AE 1, Riacho Fundo II | (61) 3901-8045
(61) 3901-8252 |
|
Paranoá | CEI 01 do Paranoá | Qd 16, Cj E, Lt 01 | (61) 3901-7557 |
Planaltina | CEE 01 | St Educacional, Lt 01 | (61) 3901-4475 |
Plano Piloto | CEI 01 de Brasília | SGAN 610/611, Mod C (Ent pela L3 Norte) | (61) 3901-6939 (61) 99693-6269 |
CEE 02 de Brasília | SGAS 612, L2 Sul | (61) 3901-7608 | |
CEEDV – Deficientes Visuais | SGAS 612, Brasília/DF | (61) 3901-7607 | |
Recanto das Emas | CEI 304 Recanto das Emas | Qd 304, Cj 14-A, AE | (61) 3901-3659 |
Samambaia | CEE 01 | QR 303, Samambaia Sul | (61) 3901-7744 |
Santa Maria | CEE 01 | QR 208, Santa Maria Sul | (61) 3901-6614 |
São Sebastião | CAIC UNESCO | Qd 05 Cj. A AE Centro | (61) 3901-7701
(61) 98284-4265 |
Sobradinho | CEE 01 | Qd 14, AE | (61) 3901-4101 |
Taguatinga | CEI 04 Taguatinga | CNA 1/2 Praça do DI AE | (61) 3026-4248 |
CEI 07 Taguatinga | St D Sul QSD 32 | (61) 3901-6697 |
Educação Linguística Precoce
CRE | Escola | Endereço | Contato |
Taguatinga | Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga | QNH 1/3 Área Especial 2,Taguatinga Norte | (61) 3901-6741 |
⇵ Inscrição no Programa Educação Precoce ▼
Orientação das etapas para matrícula
↳ Preencher o formulário de inscrição diretamente na Unidade Escolar em que o responsável tem interesse em matricular a criança.
↳ Aguardar contato – convocação para entrevista e matrícula.
Critérios de seleção: ordem de inscrição.
Responsável pela convocação: Coordenador – PEP da unidade escolar.
Critério de desempate: ordem de inscrição (o mais antigo).
Documentos necessário para a inscrição na lista de espera: CPF da criança. endereços/ contatos.
Sala de recursos
Atendimentos Educacionais Especializados nas Salas de Recursos:
Salas de Recursos Generalista (SRG): Espaço pedagógico conduzido por professor especializado, com aptidão comprovada, em que a finalidade é oferecer suporte educacional especializado aos estudantes com DI, DF, DMU e/ou TEA em Unidade Escolar de Ensino Regular nas etapas da Educação Básica e nas modalidades da EJA.
Salas de Recursos Generalista Bilíngue (SRGB): Espaço pedagógico exclusivamente oferecido na EB por professor bilíngue (Libras e LP), especializado e com aptidão, cuja finalidade é de oferecer AEE aos estudantes que têm deficiências associadas, além da S/DA em todas as etapas da Educação Básica e na Modalidade de EJA.
Salas de Recursos Específica (SRE): Espaço pedagógico conduzido por professor especializado, com aptidão, que tem por finalidade oferecer AEE aos estudantes que apresentam comportamento de AH/SD, com SC, DV, S/DA, e com outras deficiências associadas, matriculados em todas as etapas da Educação Básica, na Modalidade da EJA, na Educação do Campo e na Educação Profissional e Tecnológica.
O Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos é ofertado nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF. No caso de Sala de Recursos Generalista (SRG), o atendimento será na Unidade Escolar (UE) de matrícula do estudante ou em UE em que o atendimento for disponibilizado. Já no que se refere à Sala de Recursos Específica (SRE), os interessados devem se dirigir à CRE mais próxima de sua residência para os devidos encaminhamentos.
⇅ Locais de atendimento das Salas de Recursos Específicas (SRE) ▼
CRE | SRE | Unidade de Ensino | Endereço | Telefone |
Brazlândia | Deficiência Visual | CEM 01 | AE 2 – St Sul Brazlândia | (61) 39013667 |
Deficiência Auditiva | CEM 01 | AE 2 – St Sul Brazlândia | (61) 39013667 | |
Altas Habilidades | CED 02 | Pç do Laço AE – St Norte Brazlândia | (61) 39013662 | |
Ceilândia | Deficiência Visual | EC 20 | EQNN 2/4 AE – Ceilândia Sul | (61) 39013738 |
CEF 35 | EQNN 1/3 – Ceilândia Norte | (61) 39013748 | ||
Deficiência Auditiva | EC 03 | QNM 18 – Ceilândia Norte | (61) 39013720 | |
EC 15 | EQNN 8/10 – Ceilândia Sul | (61) 39016851 | ||
CEF 07 | EQNM 5/7 – Ceilândia Sul | (61) 39013725 | ||
Altas Habilidades | EC 64 | EQNM 17/19 – Ceilândia Sul | (61) 39013764 | |
Gama | Deficiência Visual | CED 08 | Pç 4 Bl A E/Qd 4/10 – St Sul Gama | (61) 39018105 |
Deficiência Auditiva | EC 09 | Qd 3 AE EC 9 – St Sul Gama | (61) 39018116 | |
EC 12 | Qd 1 AE 1 – St Norte Gama | (61) 39018064 | ||
CEF 08 | Pç 2 AE CEF 8 – St Sul Gama | (61) 39018321 | ||
Altas Habilidades | CEF 04 | Qd EQ 29/33 3 – St Leste Gama | (61) 39012607 | |
Guará | Deficiência Visual | CEF-04 | Qd QE 12 AE A – Guará I | (61) 39013703 |
Deficiência Auditiva | CEF-01 | Qd QE 4 AE J – Guará I | (61) 33811807 | |
EC 01/Estrutural | St Central Pç Estrutural – Estrutural | (61) 30262196 | ||
Altas Habilidades | CEF-01 | Qd QE 4 AE J – Guará I | (61) 33811807 | |
Núcleo Bandeirante | Deficiência Auditiva | CED 02 do Riacho Fundo | Qd 7 AE 12 – Riacho Fundo I | (61) 39017958 |
Altas Habilidades | CED 02 do Riacho Fundo | Qd 7 AE 12 – Riacho Fundo I | (61) 39017958 | |
CAIC JK | SMPW Qd 6 Cj 1 – St de Mansões Park Way | (61) 39014349 | ||
Paranoá | Deficiência Visual | EC 04 | Qd 14 1 – Paranoá – CEP: 715 | (61) 39017556 |
CEM 01 | Qd 4 Cj A Lt 5 – Paranoá | (61) 30494579 | ||
Deficiência Auditiva | EC 04 | Qd 14 1 – Paranoá | (61) 39017556 | |
CEF 03 | Qd 26 AE – Paranoá | (61) 39017561 | ||
Altas Habilidades | CEF 01 | AE Barragem do Paranoá Qd 3 – Paranoá | (61) 39017562 | |
Planaltina | Deficiência Visual | CEF 01 | St Educacional de Planaltina | (61) 39014474 |
Deficiência Auditiva | EC 01 | Av Independência Qd 102 1 – Planaltina | (61) 39014445 | |
CEF 01 | St Educacional de Planaltina | (61) 39014474 | ||
Altas Habilidades | CEP-ET | St Hospitalar Planaltina | (61) 39016788 | |
Plano Piloto | Deficiência Visual | EC 410 Sul | Qd SQS 410 – Asa Sul | (61) 39011525 |
CEF 405 Sul | Qd SQS 405 – Asa Sul | (61) 39017694 | ||
CEM Setor Leste | Qd SGAS 611/612 – Asa Sul | (61) 39017606 | ||
CESAS | Qd SGAS 602 – Asa Sul | (61) 39012605 | ||
CIL 02 de Brasília | Qd SHCGN – CEP: 711 – Asa Norte | (61) 39017603 | ||
EMB | Qd SGAS 602 Mod D Parte A – Asa Sul | (61) 39016760 | ||
Deficiência Auditiva | EC 114 Sul | SQS 114 – Asa Sul | (61) 39012504 | |
CEF 214 Sul | Qd SQS 214 – Asa Sul | (61) 39012502 | ||
CEM Elefante Branco | Qd SGAS 908, Módulos 25/26, AE | (61) 39017616 | ||
Altas Habilidades | EC 113 Norte | Qd SQN 113 – Asa Norte 70763000 | (61) 39017522 | |
EC 115 Norte | Qd SQN 115 – Asa Norte | (61) 39017523 | ||
EC 411 Norte | Qd SQN 411 AE – Asa Norte | (61) 39017534 | ||
CEF 01 do Varjão | Qd 7 Cj D Lt 2 – St de Habit Indiv Norte – Varjão | (61) 39017543 | ||
EC111 Sul | Qd SQS 111 – Asa Sul | (61) 39012507 | ||
CED GISNO | Qd SGAN 907 – Asa Norte | (61) 39017519 | ||
CEF 01 CELAN | Qd SHIN QI 4/6 – St de Habit Indiv Norte | (61) 39017544 | ||
CED 02 do Cruzeiro | SHCES Qd 805 – Cruzeiro Novo | (61) 39018338 | ||
CEM Elefante Branco | Qd SGAS 908 , Módulos 25/26, AE | (61) 39017616 | ||
Recanto das Emas | Deficiência Visual | CEF 113 | Qd 113 Cj 8-A – Recanto das Emas | (61) 39013356 |
Deficiência Auditiva | CEF 106 | Qd 106 Cj 2-B Lt 1 – Recanto das Emas | (61) 39013354 | |
CEF 301 | Qd 301 Cj Lt 7 – Recanto das Emas | (61) 39013643 | ||
CEM 804 | Qd 804 AE 1 – Recanto das Emas | (61) 39013656 | ||
Altas Habilidades | EC 203 | Av Recanto Qd 203 Lt – Recanto das Emas | (61) 39018165 | |
Samambaia | Deficiência Visual | CEF 404 | AE 1 – Samambaia Norte | (61) 39018033 |
Deficiência Auditiva | CEF 120 | QN 122 Cj 4 1 – Samambaia Sul | (61) 39013119 | |
Altas Habilidades | CEF 120 | Qd QN 122 Cj 4 1 – Samambaia Sul | (61) 39013119 | |
CEM 304 | Qd QR 304 Cj 4 – Samambaia Sul | (61) 39017718 | ||
CAIC Airton Sena | Qd QR 117 – Samambaia Sul | (61) 39017742 | ||
Santa Maria | Deficiência Visual | CEF 308 | Qd CL 308 Bl B – Santa Maria | (61) 39016586 |
CED 310 | Qd CL 310 1 – Santa Maria | (61) 39013369 | ||
Deficiência Auditiva | EC 206 | Qd CL 206 – Santa Maria | (61) 39016581 | |
CEF 209 | Qd CL 209 Bl A – Santa Maria | (61) 39016615 | ||
CED 310 | Qd CL 310 1 – Santa Maria | (61) 39013369 | ||
Altas Habilidades | CAIC Santa Maria | Qd EQ 215/315 Bl B – Santa Maria | (61) 39016596 | |
São Sebastião | Deficiência Visual | CED São Francisco | Qd 17, Lt 100- São Francisco – São Sebastião | (61) 39018030 |
CAIC UNESCO | Rua do CAIC – Centro São Sebastião | (61) 39017701 | ||
Deficiência Auditiva | CEF São Paulo | Rua 1, Lt 1- St Tradicional São Sebastião | (61) 39017702 | |
CAIC UNESCO | Rua do CAIC – Centro São Sebastião | (61) 39017701 | ||
Altas Habilidades | CEF Miguel Arcanjo | Qd 2 3- São Bartolomeu – São Sebastião | (61) 39013166 | |
CAIC UNESCO | Rua do CAIC – Centro São Sebastião | (61) 39017701 | ||
Sobradinho | Deficiência Visual | CEF 04 | Qd 15 – Sobradinho | (61) 39013784 |
Deficiência Auditiva | CEF 03 | Qd 6 AE 2 – Sobradinho | (61) 39013772 | |
EC 15 | Qd 3 – Sobradinho | (61) 39017999 | ||
Altas Habilidades | CEF 08 | Qd AR 3 – St Oeste – Sobradinho II | (61) 39018023 | |
Taguatinga | Deficiência Visual | CEMAB | Qd QSA 3/5 AE 1 – Taguatinga Sul | (61) 39016675 |
Deficiência Auditiva | Escola Bilíngue | QNH 1/3 AE 2 – Taguatinga Norte | (61) 39016741 | |
Altas Habilidades | EC 54 | Qd QSD 32 – Taguatinga Sul | (61) 39018010 | |
CEMAB | Qd QSA 3/5 AE 1 – Taguatinga Sul | (61) 39016675 |
EJA interventiva
Educação de Jovens e Adultos Interventiva
Modalidade de ensino que atende exclusivamente, a estudantes jovens, adultos e idosos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)/Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI), com ou sem associação de outras deficiências e que:
↳ Possuam, obrigatoriamente, 15 anos completos ou mais
↳ Tiveram experiência e não se adaptaram em classes comuns inclusivas
↳ Apresentem avanços nas aprendizagens acadêmicas
Trata-se de 607 estudantes matriculados em 53 (cinquenta e três) turmas de 1° e 2° segmentos, distribuídas em 12 (doze) Coordenações Regionais de Ensino, conforme tabela a seguir:
⇅ Locais de atendimento EJA interventiva ▼
Veja aqui o endereço das escolas
CRE | UE |
Brazlândia | CEF 02 de Brazlândia |
Ceilândia | CEF 04 de Ceilândia
CEF 13 de Ceilândia CEd 07 de Ceilândia CEd 16 de Ceilândia |
Gama | CEF 01 do Gama
CEF 04 do Gama |
Guará | CEF 04 do Guará
CEF 08 do Guará |
Paranoá | CEF 02 Paranoá |
Planaltina | CEF 01 de Planaltina |
Samambaia |
CEF 404 de Samambaia
CEF 312 de Samambaia CEd 123 de Samambaia CEd 619 de Samambaia |
Santa Maria | CEF 103 de Santa Maria |
São Sebastião | CEd São Bartolomeu |
Sobradinho | CEM 04 de Sobradinho |
Recanto Das Emas | CEF 802 do Recanto das Emas
CEM 111 do Recanto das Emas |
Taguatinga | CEd 02 de Taguatinga
CEd 06 de Taguatinga |
Fonte: I-Educar